Olá!
No meu caso, ao gerenciar uma marca de moda sustentável no Instagram, percebi que diferentes tipos de conteúdo podem realmente impactar o engajamento. Vou compartilhar o que funcionou para mim e o que não trouxe resultados tão bons.
1. Looks do Dia:
Eu comecei a criar posts de looks do dia utilizando peças da minha coleção. Esse tipo de conteúdo atraiu bastante atenção. O que percebi é que criar um contexto em que as peças estão inseridas—como uma caminhada no parque ou um brunch com amigos—ajuda a gerar identificação. No entanto, o visual tem que ser bem cuidado, com luz natural e composição interessante. Evitar apenas fotos em fundo branco é essencial; a ambientação faz a diferença.
2. Behind the Scenes:
Os bastidores foram uma grata surpresa. Mostrar o processo de produção, desde a escolha do tecido até a confecção das peças, trouxe um nível de autenticidade que o meu público valorizou muito. Eu introduzi pequenos vídeos ou stories que mostram meu dia a dia, e isso humaniza a marca. No entanto, é importante não exagerar na frequência, pois isso pode tornar-se repetitivo. Um ou dois posts assim por mês têm funcionado bem.
3. Dicas de Cuidados com as Peças:
Eu também criei conteúdo focado em dicas de cuidados com as roupas. A combinação de imagens práticas e vídeos curtos mostrando como conservar as peças de forma sustentável gerou engajamento. O público aprecia dicas que prolongam a vida útil das roupas, alinhando-se com os valores do consumo consciente.
4. Estética e Paleta de Cores:
Sobre a estética, eu testei tanto uma paleta de cores fixa quanto uma abordagem mais variada. O que encontrei foi a necessidade de um equilíbrio. Estabelecer uma paleta que reflita a identidade da marca, mas, ao mesmo tempo, inserir um pouco de variedade nas postagens mantêm o feed interessante. Isso evita a monotonia, mas respeita a essência da marca. Uma abordagem que funcionou foi utilizar uma paleta principal e, ocasionalmente, inserir pequenas variações em tons que se complementam.
5. Conteúdo Educativo:
Além disso, criar posts educativos, como infográficos ou dicas sobre moda sustentável, gerou bom retorno. O público adora aprender e valoriza marcas que compartilham conhecimento sobre as práticas sustentáveis.
Resumindo, diversificar entre looks do dia, bastidores e dicas de cuidados tem se mostrado eficaz para engajar meu público. Para estética, estabeleci uma paleta coesa com pequenas variações para manter o feed dinâmico. Espero que isso ajude a inspirar sua jornada no Instagram!