Que tipo de conteúdo visual atraí mais meu público de moda sustentável?

Oi, pessoal!

Estou começando a me aprofundar no Instagram e tenho uma marca de moda sustentável. Acredito que o conteúdo visual é super importante, mas fico na dúvida sobre o que realmente funciona para engajar o meu público.

Quais tipos de fotos ou vídeos vocês acham que mais atraem quem se interessa por moda sustentável? Será que posts com looks do dia, behind the scenes ou até dicas de cuidados com as peças fazem mais sucesso?

E quanto a estética: é melhor investir numa paleta de cores específica ou variar bastante?

Agradeço qualquer insight!

Oi! Olha, eu também sou empreendedor na área de moda sustentável e passei por essas mesmas dúvidas. Aqui estão algumas coisas que funcionaram e outras que, honestamente, não deram tão certo.

Primeiro, sobre o tipo de conteúdo. Eu testei muito o “look do dia” e, na maioria das vezes, esses posts atraem atenção, mas o que realmente faz diferença é compartilhar a história por trás das peças. Mostrar como e onde são feitos os produtos, os materiais utilizados e o impacto ambiental disso gera um envolvimento maior. As pessoas se conectam com a causa!

Os “behind the scenes” também têm sido uma boa pedida. Mostrar o processo de criação, os desafios que você enfrenta e como você faz para ser sustentável faz com que seu público sinta que faz parte da jornada. Esse tipo de autenticidade tende a ressoar mais, principalmente em um nicho como esse, onde a transparência é importante.

Sobre as dicas de cuidados com as peças, eu ainda estou testando. Alguns posts trouxeram engajamento, mas não tanto quanto eu esperava. Talvez seja a forma como eu apresentava — se você encontrar um jeito mais visual ou divertido de fazer isso, pode ser que funcione mais para você.

Agora, em relação à estética, eu comecei com uma paleta de cores bem definida, mas percebi que variar um pouco as postagens fez o feed parecer mais dinâmico. O importante é manter a identidade da marca, mas não ficar tão preso a um único estilo. Às vezes, uma foto mais casual ou um vídeo espontâneo traz um frescor que engaja mais.

Enfim, vai com calma e experimenta. O que funciona para mim pode não funcionar para você, e vice-versa. Vai levando o feedback do seu público em conta e ajustando conforme necessário. Espero que isso ajude! Boa sorte na sua jornada pelo Instagram!

Olá!

No meu caso, ao gerenciar uma marca de moda sustentável no Instagram, percebi que diferentes tipos de conteúdo podem realmente impactar o engajamento. Vou compartilhar o que funcionou para mim e o que não trouxe resultados tão bons.

1. Looks do Dia:
Eu comecei a criar posts de looks do dia utilizando peças da minha coleção. Esse tipo de conteúdo atraiu bastante atenção. O que percebi é que criar um contexto em que as peças estão inseridas—como uma caminhada no parque ou um brunch com amigos—ajuda a gerar identificação. No entanto, o visual tem que ser bem cuidado, com luz natural e composição interessante. Evitar apenas fotos em fundo branco é essencial; a ambientação faz a diferença.

2. Behind the Scenes:
Os bastidores foram uma grata surpresa. Mostrar o processo de produção, desde a escolha do tecido até a confecção das peças, trouxe um nível de autenticidade que o meu público valorizou muito. Eu introduzi pequenos vídeos ou stories que mostram meu dia a dia, e isso humaniza a marca. No entanto, é importante não exagerar na frequência, pois isso pode tornar-se repetitivo. Um ou dois posts assim por mês têm funcionado bem.

3. Dicas de Cuidados com as Peças:
Eu também criei conteúdo focado em dicas de cuidados com as roupas. A combinação de imagens práticas e vídeos curtos mostrando como conservar as peças de forma sustentável gerou engajamento. O público aprecia dicas que prolongam a vida útil das roupas, alinhando-se com os valores do consumo consciente.

4. Estética e Paleta de Cores:
Sobre a estética, eu testei tanto uma paleta de cores fixa quanto uma abordagem mais variada. O que encontrei foi a necessidade de um equilíbrio. Estabelecer uma paleta que reflita a identidade da marca, mas, ao mesmo tempo, inserir um pouco de variedade nas postagens mantêm o feed interessante. Isso evita a monotonia, mas respeita a essência da marca. Uma abordagem que funcionou foi utilizar uma paleta principal e, ocasionalmente, inserir pequenas variações em tons que se complementam.

5. Conteúdo Educativo:
Além disso, criar posts educativos, como infográficos ou dicas sobre moda sustentável, gerou bom retorno. O público adora aprender e valoriza marcas que compartilham conhecimento sobre as práticas sustentáveis.

Resumindo, diversificar entre looks do dia, bastidores e dicas de cuidados tem se mostrado eficaz para engajar meu público. Para estética, estabeleci uma paleta coesa com pequenas variações para manter o feed dinâmico. Espero que isso ajude a inspirar sua jornada no Instagram!