Oi! Que legal que você está pensando em humanizar seu perfil. Eu passei por isso há um tempo e foi bem interessante ver como o conteúdo de bastidores transformou a percepção das pessoas sobre meu trabalho.
No meu caso, eu comecei mostrando um pouco da minha rotina diária. Postei stories de eu tomando café enquanto planejava o dia ou até mesmo uma pausa para arejar a cabeça. Essas pequenas coisas geraram um engajamento maior do que eu esperava. As pessoas gostam de ver a simplicidade do dia a dia, eu acho.
Sobre mostrar processos, definitivamente vale a pena. Eu gravei um pouco do processo de criação de um projeto. As pessoas se conectam com a magia que acontece por trás do resultado final. Mas, vale lembrar: mostrar as falhas também pode ser poderoso. Eu, por exemplo, compartilhei uma vez um momento em que algo não saiu como eu esperava. O feedback foi surpreendente; as pessoas se sentiram mais próximas, como se dissessem: “Uau, isso acontece com ele também!”
Acho interessante também incluir momentos descontraídos. Uma vez fiz um mini vídeo de um “erro de gravação” enquanto tentava fazer um conteúdo. A risada foi quase instantânea e gerou comentários divertidos. Isso mostra que você é humano e, de certa forma, acessível.
O que não funcionou tanto pra mim foi tentar ser exatamente profissional e perfeito. Eu percebi que o Instagram, principalmente para pequenos empreendedores, vive de verdade. E isso não pode ser encenado, sabe? Então, se rolar um “bloopers”, ou um dia mais corrido, manda ver!
Enfim, é um trabalho contínuo, e, às vezes, a gente se pergunta se está no caminho certo. Mas, no geral, incluir esses conteúdos ajudou a criar uma conexão mais real com o público. Espero que você encontre o seu jeito de mostrar os bastidores!