Oi! Então, eu também passei por isso quando comecei no Instagram. Olha, a verdade é que não existe uma resposta única, mas algumas coisas funcionaram pra mim.
Primeiro, eu tentei postar em horários diferentes. Já ouvi aqueles “melhores horários” como entre 18h e 21h, mas, sinceramente, isso variou muito pra mim. Tentei postar pela manhã também, tipo 9h, e algumas vezes durante a tarde. O que notei foi que minhas interações eram melhores nos dias de semana, especialmente nas terças e quintas.
Uma coisa que funcionou foi acompanhar as estatísticas. Com poucos seguidores, ainda dá pra ver se alguém tá online quando você posta. Usei o Instagram Insights. Tem uma seção lá que mostra os horários em que os seguidores estão mais ativos. Isso ajudou um pouco. Mas, como te disse, no começo não tinha muitos dados, então fui meio no feeling.
Eu também testei um horário mais “nicho”, como por exemplo, se seu público trabalha em escritório, gente que tá no horário de almoço pode ser uma boa. Tentei postar durante o almoço e vi que algumas vezes gerou mais visualizações. Mas não era sempre, e o engajamento estava longe do que eu imaginava.
Além disso, o tipo de postagem importa. Fiz alguns Reels e notei que o horário não impactava tanto. A galera pareceu consumir mais o conteúdo de vídeo em diferentes horários. Então, se você tiver um conteúdo bacana, ele pode ganhar tração independente do horário.
Outra dica é interagir com quem te segue antes e depois de postar. Responder comentários, curtir as postagens deles, isso tudo ajuda a criar um laço e, talvez, fazer com que eles voltem a te visitar – ou então, que compartilhem seu conteúdo pra mais gente.
E, ah! Uma armadilha que caí foi achar que por postar num horário “perfeito”, tudo ia decolar. Não se iluda! O algoritmo é meio louco e muitas vezes a gente só vai ver resultados depois de um tempo. Então, foco na consistência e no que vocês amam fazer.
Enfim, testando, você vai descobrir o que funciona melhor pro seu público. No meu caso, exigiu paciência e um pouco de persistência. Boa sorte! начале.