Oi, tudo bem? Eu também já enfrentei essa frustração com o conteúdo no Instagram, especialmente em um nicho como coaching, que exige um toque mais pessoal e envolvente.
No meu caso, comecei explorando vídeos curtos e, a princípio, achei que eram uma ótima forma de transmitir mensagens rápidas. Só que, com o tempo, percebi que, embora eles tenham um engajamento considerável, muitas vezes as pessoas não absorviam a profunda mensagem que eu queria passar. Tem algo nesse formato que parece ser mais para ‘fast content’ e menos para impacto duradouro.
Então, decidi experimentar os posts carrosséis. E, uau, essa abordagem teve uma resposta bem melhor. O carrossel possibilita uma narrativa mais rica e sistemática. Você pode dividir conceitos complexos em etapas, o que em coaching é super útil. Ao longo dos meses, percebi que muitas pessoas comentavam que tinham salvado esses posts para revisar depois, o que acho um sinal de que estavam buscando realmente aprender. Mas, claro, isso também exige um esforço genuíno na criação, já que as imagens precisam ser atraentes e informativas.
As lives foram outra descoberta. No começo, eu estava bem nervoso, mas, na verdade, essa interação ao vivo cria uma conexão incrível com as pessoas. Elas podem fazer perguntas em tempo real e isso gera uma dinâmica diferente, quase como uma conversa informal. No entanto, eu notava que o número de visualizações variava muito. Às vezes eu tinha uma audiência boa, outras vezes não aparecia quase ninguém. E isso pode ser desanimador.
Portanto, o que funcionou melhor para mim foi um mix dessas abordagens. Vídeos curtos para captar atenção, carrosséis para educar em profundidade e lives para engajar de forma mais humana. Agora, eu tento entender o que meu público prefere e faço ajustes com base nisso.
Acredito que o importante é estar aberto ao que dá certo, mas também não se prender a apenas um formato. Às vezes, a combinação certa pode ser o que mais ressoa. Espero que essas reflexões te ajudem de alguma forma!