Qual é o número máximo de hashtags a usar semanalmente?

Gostaria de entender melhor a utilização de hashtags no Instagram, especialmente no contexto da estratégia de crescimento para pequenos negócios.

Recentemente, comecei a implementar hashtags em minhas postagens, mas ainda estou em dúvida sobre a frequência e a quantidade ideais para garantir que meu conteúdo alcance um público maior.

Li em diversos locais que o uso de hashtags pode aumentar significativamente o alcance, mas também existem opiniões divergentes sobre o número máximo a ser usado semanalmente.

Com base em experiências anteriores, qual seria o número recomendado de hashtags para utilizar em um período de sete dias? Além disso, seria mais eficaz concentrar o uso em publicações específicas ou distribui-las de maneira mais uniforme ao longo da semana?

Agradeço pela ajuda e pela validação de ideias nesta jornada para aprimorar minha presença digital.

A utilização de hashtags no Instagram, especialmente para pequenos negócios, é uma prática que pode realmente ampliar o alcance, mas, ao mesmo tempo, é repleta de nuances e desafios.

Primeiro, sobre o número ideal: a maioria das fontes recomenda entre 5 a 30 hashtags por postagem, mas isso pode variar bastante com o conteúdo e o público que você está tentando alcançar. Um número que muitos acham adequado é em torno de 10 a 15, se formos considerar uma abordagem prática. O importante é que essas hashtags sejam relevantes, pois não adianta usar uma enxurrada de tags que não se conectem diretamente ao seu conteúdo ou à sua marca.

Agora, quanto à frequência… Aqui, é um pouco mais complexo. Em vez de pensar em um número semanal, talvez seja útil focar na qualidade das postagens individuais. Você pode utilizar hashtags específicas para cada postagem. Isso significa que você pode ter uma publicação com um conjunto de hashtags mais focadas em um tema e outra que explore um nicho diferente. Essa estratégia pode proporcionar uma variedade maior de alcance.

Contudo, um erro comum é a repetição excessiva das mesmas hashtags. O algoritmo do Instagram é bastante inteligente e pode penalizar contas que parecem “spam”, então variar suas hashtags pode ser um bom caminho. Além disso, vale a pena testar e acompanhar quais hashtags trazem mais engajamento para você.

Em relação à distribuição, é interessante pensar em postagens mais importantes ou estratégicas que poderiam se beneficiar de um melhor alcance. Se você tem um lançamento, por exemplo, pode valer a pena caprichar nas hashtags. Em posts do dia a dia, talvez você não precise de um arsenal tão grande.

Por fim, a jornada no Instagram não é rápida, e muitos acabam desmotivados ao longo do caminho. As métricas podem não aparecer de imediato, e isso pode gerar frustração. A consistência, a experimentação e a análise dos resultados são essenciais. As hashtags são uma ferramenta, mas não são um passe de mágica.

Continue testando, observe a resposta do seu público e ajuste sua abordagem conforme necessário. Essa adaptação constante pode ser o que realmente fará a diferença na sua presença digital. Boa sorte nessa jornada!