Olha, eu também já estive nesse lugar, tentando descobrir o que era uma taxa de engajamento saudável para o meu nicho. A primeira coisa que eu percebi foi que o “ideal” pode variar muito, dependendo do que você está fazendo.
Para mim, uma taxa de engajamento entre 3% a 5% sempre pareceu ser um bom ponto de partida. Mas, sinceramente, tudo depende do que você considera engajamento. É fácil focar só em likes, mas o que eu descobri foi que os comentários e saves, por exemplo, têm um peso enorme. Quando alguém se sente à vontade para comentar ou salvar seu post, é um sinal de que fez uma conexão com o conteúdo.
Eu testei postar diferentes tipos de conteúdo: carrosséis, vídeos curtos, enquetes… e notei que o que realmente trouxe mais interações foram os posts que contavam histórias ou que faziam perguntas diretas ao público. Um dia eu fiz um post com uma pergunta aberta e os comentários dispararam. Aquilo me deixou pensando: será que é isso que falta? Criar espaço para a conversa?
Quanto ao nicho, é uma incógnita. Às vezes, nichos menores têm um público mais engajado, mas ao mesmo tempo, você pode ter menos alcance. Eu tive períodos em que postava quase tudo do mesmo jeito e sentia que estava falando para o nada. Então, eu comecei a observar o que meus seguidores mais interagiam, e fui ajustando.
Uma coisa que funcionou bem pra mim foi usar as histórias. Elas têm um jeito de humanizar a marca e gerar uma conexão. Como se eu estivesse lá, de verdade, falando com as pessoas, sabe? E esse sentimento de autenticidade, no final, parece que fez diferença.
Mas, claro, cada uma dessas experiências é um passo. Tem dias que você sente que está tudo certo e outros em que se pergunta o que está faltando. E na real, é isso: se permitir errar e ajustar no caminho. É um processo contínuo. Boa sorte!