No meu caso, a questão da frequência de postagem sempre foi um tema bastante debatido. Ao trabalhar com artes criadas em lote, eu inicialmente testei postar diariamente, acreditando que isso manteria meu público engajado. Contudo, percebi que essa estratégia levou a uma saturação, especialmente quando a qualidade do conteúdo começou a ser comprometida.
Decidi mudar o foco e comecei a experimentar postagens três vezes por semana. Isso me permitiu não apenas manter o nível de qualidade, mas também gerar expectativa em relação ao que viria a seguir. A escolha dos dias específicos também fez diferença; eu percebi que postar em dias alternados, como terça, quinta e sábado, embora pareça ser uma abordagem simples, trouxe um aumento no engajamento. Por exemplo, nas terças e quintas, muitos dos meus seguidores estavam mais ativos, o que resultou em mais interações.
Além disso, para evitar que o meu conteúdo se tornasse repetitivo, eu diversifiquei os formatos. Incorporar reels, stories e até mesmo algumas postagens nas enquetes ajudou a criar uma dinâmica mais interessante, fazendo com que os seguidores aguardassem ansiosamente cada publicação.
Uma estratégia permanente que funcionou para mim foi monitorar a resposta do público. Eu sempre revisito as métricas a cada mês para ver quais tipos de postagens tiveram mais engajamento e ajusto a frequência conforme necessário. Caso o público comece a demonstrar sinais de desinteresse, posso reduzir ainda mais a frequência ou alterar o tipo de conteúdo apresentado.
É essencial lembrar que o algoritmo do Instagram valoriza a interação autêntica. Portanto, não se trata apenas de postar com frequência, mas de gerar conversas e feedback. Algumas vezes, postar menos do que gostaria, mas se dedicando a criar uma boa interação nos comentários e interações diretas, fez toda a diferença no meu crescimento orgânico.
Por fim, não há uma resposta única. A frequência ideal pode variar dependendo do seu nicho e do perfil do seu público. O importante é manter um equilíbrio que funcione para você e para aqueles que te seguem, sempre prezando pela qualidade sobre a quantidade.