Oi, tudo bem?
Sobre segmentar novos clientes no Instagram, eu já passei por essa jornada. Fazer isso não é tão simples, mas tem algumas táticas que realmente funcionaram pra mim.
Então, vou compartilhar algumas delas. Primeiro, eu comecei explorando as hashtags. No início, pensei que era só escolher as mais populares. Mas aí percebi que isso não trazia tanta gente certa. O que eu fiz foi pesquisar hashtags que realmente falavam com o meu público-alvo. Por exemplo, eu encontrei algumas bem específicas, que só quem está no meu nicho usa. Isso me ajudou a alcançar pessoas mais interessadas no que eu ofereço. Não é só jogar qualquer hashtag e esperar que as pessoas vão atrás de mim.
Outra estratégia foi olhar onde meus concorrentes estavam. Fui atrás de perfis similares. Interagi com os comentários, curti algumas postagens e isso trouxe visibilidade. Muitas vezes, as pessoas se perguntam quem está seguindo, e acabaram indo conferir meu perfil. E, claro, fiz parcerias com outros pequenos negócios, alguém que tivesse uma audiência que eu estava mirando. Dizer que foi fácil seria um exagero. A gente tem que conversar, estabelecer uma boa relação antes de sugerir algo em conjunto, porque isso traz credibilidade.
Quanto aos anúncios, eu ainda estou experimentando. No meu caso, fiz alguns testes com anúncios direcionados, focando em interesses muito específicos. Mas não vou mentir, teve campanha que deixou muito a desejar. Aprendi que segmentar de forma mais detalhada, como idade, localização e interesses, faz total diferença. E também monitorei bem as métricas. O que funcionou hoje pode não funcionar amanhã.
Não posso esquecer de mencionar os stories. Eles são ótimos pra criar um contato mais pessoal com o público. Eu faço perguntas, enquetes, e isso gera engajamento. Realmente, o feedback ali é instantâneo. Eu costumava fazer polls de vez em quando e a resposta da galera foi bem interessante.
Mantenho sempre um olhar em quem está interagindo. Responder mensagens, agradecimentos, isso tudo ajuda a construir uma relação e aqueles que se interessam pelo que eu publico costumam retornar. E o que não funcionou? Tentar agradar o máximo possível e sempre entrar em tendências sem entender meu público. Isso só trouxe confusão.
Então, resumindo: hashtags específicas, olhar pra concorrente, parcerias com outros perfis, anúncios segmentados e interação constante. Mas, calma, não tem fórmula mágica. O tempo vai mostrar o que realmente vale a pena pra você.
Espero que ajude! Boa sorte na sua jornada!