No meu caso, eu já passei por isso e posso compartilhar algumas coisas que funcionaram e outras que não deram certo. Eu me concentrei em remarketing logo após as visitas ao meu perfil e descobri que o timing faz toda a diferença.
Primeiro, eu comecei a criar conteúdo específico pensando em quem visitou meu perfil. Em vez de postar algo genérico, eu foquei em estratégias que ressoassem com as pessoas que já mostraram interesse em mim. Por exemplo, se eu notei que alguém interagiu bastante com uma postagem sobre um serviço específico, eu utilizava isso como base para criar mais conteúdo que aprofundasse o tema.
Uma tática que eu testei foi usar os Stories. Nos dias seguintes às visitas, eu postava Stories mais interativos, como enquetes ou caixas de perguntas, especificamente sobre aquilo que eu percebi que as pessoas estavam interessadas. Isso ajudou a engajar e, ao mesmo tempo, fez com que elas se sentissem parte do processo, como se eu estivesse conversando diretamente com elas.
Falando sobre ferramentas, eu aproveitei o recurso de anúncios do Instagram. Criar anúncios direcionados para o público que já visitou meu perfil foi uma jogada inteligente. Eu usei a opção de criar audiências personalizadas, então eu consegui alcançar quem tinha interagido nos últimos dias. Mas, aqui fica um aviso: não exagere na quantidade de anúncios. Eu cometi esse erro e algumas pessoas acabaram se sentindo incomodadas. A moderação é chave.
Outra coisa que não funcionou foi tentar ser muito agressivo no follow-up. Quando eu começava a bombardear as pessoas com mensagens diretas ou comentários, isso acabava afastando. O Instagram é sobre construção de relacionamentos, então dar espaço e tempo para que a pessoa retorne foi fundamental.
Ah, e não subestime o poder de um bom post de agradecimento. Um dia, eu criei uma postagem simples agradecendo ao meu público por visitar meu perfil, e as interações aumentaram. Às vezes, um simples gesto humaniza a marca.
Em resumo, foco no conteúdo relevante, use Stories e anúncios com sabedoria, evite ser muito invasivo e, por último, lembre-se de agradecer e celebrar a interação. No final das contas, eu aprendi que é tudo sobre construir e manter relacionamentos. Muita sorte na sua estratégia!