Qual a importância de manter a mesma fonte em todas as postagens?

Oi, pessoal!

Gostaria de entender melhor a importância de manter a mesma fonte em todas as postagens. Eu vejo muita gente falando sobre isso, mas não sei se é realmente fundamental.

Às vezes, me preocupo se isso faz diferença no engajamento ou na identidade da marca. É uma questão de estética ou tem a ver mais com reconhecimento do público?

Estou começando a postar e quero deixar tudo certinho, mas fico confusa com tantas dicas. Se alguém puder compartilhar um pouco da experiência, eu adoraria saber!

Valeu!

Oi! Eu já passei por essas dúvidas e entendo perfeitamente você. Quando comecei a postar, também fiquei nessa. Eu testei várias coisas e aprendi na prática sobre a importância da consistência na fonte. Aqui vai o que percebi.

Primeiro, manter a mesma fonte ajuda a criar uma identidade visual. Acredito que é como um tipo de “assinatura” da sua marca. Quando as pessoas veem a mesma fonte repetidamente, elas começam a associar aquilo a você. Isso pode ser essencial para construir reconhecimento. Lembro que, quando varie as fontes nas minhas postagens, algumas pessoas até perguntaram se era de perfis diferentes. Então fechei com uma só e foi melhor.

Por outro lado, não adianta usar uma única fonte se ela não combina com seu conteúdo ou com o que você quer transmitir. Em um dos meus ensaios, eu testei uma fonte muito estilizada, mas no final das contas, era difícil de ler. Mesmo que estivesse bonita, o engajamento caiu. As pessoas preferem algo limpo e que elas consigam ler rapidamente.

Outra coisa que percebi é que a consistência vai além da fonte. É sobre todo o visual do feed. Ter cores, fontes e estilos que conversem entre si ajuda a criar uma atmosfera. Senti que isso fez a diferença, especialmente quando comecei a ter postagens que geravam mais interações.