Oi! Entendo bem essa preocupação com a frequência de posts. Já passei por isso e, na verdade, é algo que ainda me faz refletir.
No meu caso, testei algumas abordagens. Comecei postando todos os dias, mas percebi que me sentia pressionado e a qualidade das minhas publicações caiu. Isso foi numa época em que estava tentando ganhar visibilidade, sabe? Acabei percebendo que o público começou a se desinteressar. Então, decidi reduzir.
Atualmente, eu busco postar de 3 a 4 vezes por semana. Isso me dá mais tempo para planejar o conteúdo e garantir que seja relevante. Claro, tem dias em que sinto vontade de compartilhar mais espontaneamente, e isso também funciona. A chave, para mim, foi encontrar um equilíbrio entre qualidade e frequência.
Ah, e quanto aos horários, foi um pouco de tentativa e erro. Notei que, em dias de semana, postagens pela manhã - entre 9h e 11h - tendem a ter mais engajamento. Ao mesmo tempo, à noite também é uma boa para quem trabalha o dia todo e dá uma olhada nas redes depois do expediente. Então, eu diria que vale a pena analisar os insights do seu perfil, se você tiver acesso a eles.
Uma coisa que me ajudou foi criar um calendário de conteúdo. Assim, consigo visualizar tudo e não perco a sensação de estar “no ar”. E, por mais que eu preocupasse em não ser chato, às vezes é melhor arriscar. Mandei algumas enquetes e caí na real de que as pessoas querem ser envolvidas, querem interagir. Às vezes, uma história ou post mais autêntico gera um engajamento tremendo, mesmo que não esteja no “padrão ideal”.
Enfim, o que funcionou pra mim foi focar na consistência ao invés da frequência excessiva. E sempre estar aberto a ajustar conforme o feedback do público. A jornada é um aprendizado constante, né? Espero que isso te ajude de alguma forma!