Essa questão da duração ideal dos vídeos é, de fato, complexa e um tanto frustrante. Eu mesmo já passei por isso, e é interessante perceber como o público é, na verdade, bem diverso nas suas preferências. Você já notou como algumas pessoas comentam “muito bom” em vídeos de 30 segundos, enquanto outras se perdem em histórias mais longas?
Acho que, em geral, para engajar, vídeos curtos – na faixa de 15 a 30 segundos – têm um apelo forte. Eles são bite-sized, fáceis de consumir e ideais para o scroll rápido. Mas isso não quer dizer que conteúdos mais longos, de um a três minutos, não tenham seu espaço. Esses vídeos podem realmente construir uma conexão mais profunda, especialmente se você tiver uma narrativa envolvente.
O grande problema é que, com vídeos mais longos, é fácil perder a atenção. E aqui entra a primeira dificuldade: manter a qualidade. Você já tentou usar ganchos no início? Algo que capture a atenção nos primeiros segundos? Às vezes, uma pergunta intrigante ou uma construção de expectativa funciona bem. Eu, pessoalmente, tento sempre otimizar esses primeiros instantes porque é ali que você ganha o espectador.
Uma dica que me ajudou foi fazer testes. Postei vídeos com durações variadas e analisei as métricas. Você pode fazer algo do tipo: uma semana focando em vídeos curtos e, na outra, experimentar os mais longos. Observar o engajamento, as visualizações… O feedback vai te direcionar.
E claro, entre essas duas opções, tem a questão do conteúdo. O que você está dizendo realmente interessa ao seu público? Você já considerou usar enquetes no Stories para perguntar diretamente o que eles preferem? Às vezes, é uma boa maneira de engajar e ainda descobrir uma resposta!
Mas não se esqueça: nem sempre o que funciona para um nicho funciona para outro. O Instagram está sempre mudando, e o que está na moda hoje pode não ser amanhã. Portanto, acompanhar as tendências e adaptar seu conteúdo é crucial.
Enfim, é um jogo de tentativa e erro, somado a uma boa dose de observação. Mantendo o que funciona para você e testando novas abordagens, talvez você chegue a uma fórmula própria. Mas paciência é chave.