Olha, eu já passei por essa mesma situação. Testei um monte de coisas e, pra ser bem sincero, o sucesso é um mix de tentativas e erros. Comecei com vídeos informativos, dei dicas, fiz tutoriais e até postei um pouco do meu dia a dia, mas… o que realmente fez diferença foram os vídeos que geravam emoção.
No meu caso, vídeos curtos, de 15 a 30 segundos, tiveram melhor desempenho. Eles precisam ser diretos ao ponto, sabe? A atenção das pessoas é uma moeda rara. Tente focar em algo que facilite a vida do seu público ou que cause identificação. Uma história engraçada ou um desafio comum pode ser um grande chamariz.
Ainda fiz alguns vídeos mais longos, mas a galera costuma pular os trechos se não tem algo que prenda a atenção logo de cara. Em um deles, mostrei um “antes e depois” de um trabalho. O engajamento foi bem maior. O visual, a mudança! As pessoas adoram ver resultados palpáveis.
Outra coisa que funcionou pra mim foram vídeos que incentivavam o compartilhamento. Tipo “marque um amigo que precisa ver isso” ou “quem se identifica com essa situação?”. Esses calls to action fazem a diferença.
Ah, e não esquece do lado humano. Mostrar vulnerabilidade, compartilhar fracassos ou desafios ajuda a criar conexão. As pessoas adoram ver que todo mundo tem suas lutas, né? Eu fiz um vídeo sobre um erro que cometi em um projeto e o engajamento foi surpreendente.
O algoritmo não tá contra a gente, ele só quer saber o que é relevante pro público. Então, se o que você posta ressoa com eles, a visibilidade aumenta. Continue testando temas e formatos, e fique atento ao que gera mais resposta.
Enfim, vai pela experimentação, mas não esquece de manter um toque pessoal e autêntico.