Oi! Legal ver você explorando o Instagram. Eu tenho refletido bastante sobre isso, e já testei várias coisas. O que mais funcionou para mim e por que?
Primeiro, vídeos curtos. Eles parecem atrair muita atenção. Testei Reels com dicas rápidas ou insights sobre meu trabalho e notei que o engajamento aumentou. Eles têm esse apelo visual que capturam o público imediatamente. O que eu ainda acho curioso é como, às vezes, um vídeo mais “simples”, como um behind-the-scenes, gera tanto interesse quanto um conteúdo mais elaborado. Por que isso acontece? Talvez pela autenticidade.
Outra coisa que deu certo foram as enquetes e perguntas nos Stories. Eles são interativos e os seguidores gostam de opinar. Recentemente, fiz uma enquete sobre qual tema eles queriam que eu abordasse na próxima postagem. A participação foi maior do que eu esperava. Mas, ao mesmo tempo, percebi que, se eu não interagir depois com o resultado, o engajamento diminui. Então, é um ciclo… e fico pensando: será que é o feedback que eles buscam?
Imagens da vida real também funcionam bem. Testei posts mais “polidos”, mas percebi que fotos espontâneas, que mostram um pouco do dia a dia ou do que estou fazendo, geram mais curtidas e comentários. Tem algo sobre a autenticidade que ressoa, não acham? Eu sempre fico me perguntando como balancear isso com uma estética que também atraia.
Os carrosséis têm sido uma descoberta recente. Eles não só oferecem mais espaço para contar uma história, mas também incentivam as pessoas a deslizar. Algumas vezes, eu coloco dicas em uma série de imagens. Mas aqui fica a dúvida: será que o número de slides importa? Já vi alguns posts geniais que usavam poucos slides e ainda assim bombaram.
Só um alerta: nem tudo que funciona para mim vai funcionar para você. É um processo de tentativa e erro. O que eu tenho aprendido é que, por mais que exista uma fórmula, a autenticidade e a conexão com o que sua audiência realmente quer são fundamentais. Se você tá alinhado com isso, o engajamento tende a vir.
Enfim, espero que isso ajude de alguma forma! Estou aqui para ouvir o que mais vocês estão testando também.