Oi! No meu caso, percebi que eventos locais podem realmente fazer a diferença no engajamento do Instagram, mas a eficácia varia dependendo do nicho e da execução.
Primeiro, eventos comunitários, como feiras de artesanato ou festivais gastronômicos, geraram bastante interação. Tive uma experiência positiva ao participar de um festival local em que pude fazer parcerias com outros negócios. Usei hashtags específicas do evento, o que ajudou a aumentar o alcance das postagens. O engajamento foi visível, com muitas pessoas comentando e compartilhando.
Por outro lado, workshops e palestras têm funcionado bem, especialmente quando você oferece conteúdo de valor. Eu organizei um workshop sobre um tema relevante para minha audiência e, além do engajamento nas postagens do evento, vi um aumento significativo no número de seguidores. A chave aqui foi promover o evento com antecedência, usando contagem regressiva e interações nos Stories.
Em contrapartida, tentei algumas campanhas de “meet and greet”, mas não obtive o mesmo resultado. A interação foi bem baixa, talvez porque não havia uma proposta clara ou um motivo convincente para as pessoas comparecerem. Ou seja, é crucial que o evento traga valor e motive as pessoas a se engajarem.
Hashtags específicas e localização têm um papel forte. Durante os eventos, sempre uso tags do tipo #NomeDoEvento + #Cidade, e isso trouxe novos olhos para meu perfil. O uso de tags relacionadas ao nicho, como #EmpreendedorismoLocal, também ajudou a conectar com pessoas interessadas.
Resumindo, eventos que oferecem conexão com a comunidade e conteúdo útil conseguem atrair mais atenção. O foco deve ser criar experiências autênticas. Com isso, os resultados podem levar tempo, mas a consistência sempre traz retorno.