Oi! Ah, a dor de cabeça com as atualizações do Instagram, eu também passei por isso. No meu caso, percebi que a mudança realmente impactou a forma como as pessoas consumem conteúdo. Uma coisa que funcionou bastante pra mim foram os Reels. Aumentei bastante o engajamento com vídeos curtos. Testei fazer alguns tutoriais rápidos e isso gerou interação. Tem um poder de alcance que as fotos paradas simplesmente não têm mais.
Os Stories ainda são ótimos, mas eu acho que o segredo agora é a criatividade. Tentei usar enquetes, perguntas e essa coisa toda. Funciona bem, mas tem que ser autêntico. Ninguém gosta de algo que parece forçado ou só mais um anúncio na timeline.
As postagens em carrossel também são uma boa pedida. Com conteúdo útil, uma sequência de imagens passando por algum tema específico, né? Eu fiz um carrossel uma vez com dicas práticas e, pra minha surpresa, as pessoas comentavam pra caramba e compartilhavam. Isso meio que revitaliza o algoritmo, parece que eles entregam mais. Então, mais interação = mais visibilidade. Mas é bom ter paciência.
Uma coisa que não funcionou pra mim foi focar apenas em postagens perfeitas, a estética estava ótima, mas as pessoas não se conectavam. A humanidade por trás do perfil é muito mais valiosa agora. Um tempo atrás, eu só postava fotos de alta qualidade, mas percebi que fotos mais reais, do dia a dia, mostram um lado genuíno e atraem mais. Mostro eu trabalhando, um momento descontraído, isso encaixa melhor.
E, olha, só pra avisar—não se sinta pressionado a acompanhar todas essas tendências imediatamente. É um processo. Eu ainda tô testando muita coisa, mudando estratégia de mês em mês, sabe como é. Se precisar de mais ideias ou qualquer coisa, me fala! Boa sorte nessa jornada.