Oi, tudo bem?
Esse é um tópico bem legal e, sinceramente, também passei por isso. Quando comecei, fiquei um tempão tentando descobrir o que realmente agrada as pessoas a ponto delas marcarem amigos. Então, vou compartilhar algumas coisas que funcionaram pra mim e o que não rendeu muitos frutos.
1. Conteúdo que gera valor: Uma das melhores estratégias que encontrei foi criar posts com dicas práticas. O formato de carrossel, por exemplo, ajudou bastante. As pessoas adoram compartilhar algo que pode ajudar seus amigos, e com dicas relevantes, aumenta a chance de marcação. Eu criei um que tinha cinco dicas rápidas sobre produtividade e várias pessoas compartilharam, tagando quem precisava daquelas informações.
2. Enquetes e perguntas nos stories: Eu usei muito isso, e realmente percebi que gera interação. Quando coloco uma enquete ou uma pergunta mais divertida, tende a ter mais respostas e menções. As pessoas gostam de se sentir parte da conversa e quando você a envolve, fica mais fácil que marquem amigos pra participar também.
3. Conteúdo de entretenimento: Coisas mais leves e engraçadas funcionam bem, como memes ou situações do dia a dia que ressoem com a realidade das pessoas. Eu postei um vídeo engraçado uma vez e deu bom. Várias pessoas comentaram e marcaram amigos porque se identificaram.
4. Desafios e tags: Criei um desafio de 7 dias onde as pessoas deveriam compartilhar algo específico e marcar amigos. Essa estratégia gerou uma mobilização legal, mas é um pouco trabalhoso. O que funciona aqui é que, se o desafio for divertido e acessível, as pessoas vão querer marcar amigos para participar também.
5. Conteúdo de promoção e sorteios: Isso pode ser um pouco clichê, mas ainda funciona. Quando fiz um sorteio, as marcações aumentaram. Se você tem um produto ou serviço, oferecer algo como um prêmio gera engajamento. O segredo é garantir que o prêmio seja realmente atraente para o seu público.
O que não funcionou muito:
Posts que são muito “vazios”, sabe? Fotos lindas, mas sem contexto ou legendas que criem conexão. Para mim, isso não trouxe muitas marcações. Além disso, tentar fazer algo que não se alinha com a sua identidade ou que não interessa ao seu público, também não rendeu. As pessoas percebem quando algo é forçado.
Enfim, o que eu aprendi é que misturar esses formatos e ter uma autenticidade no que você compartilha faz a diferença. Não tem uma fórmula mágica, mas o importante é sempre ouvir seu público e tentar entender o que ressoa com eles.
Espero que essas dicas te ajudem! Boa sorte!