Olha, eu já passei por essa fase de experimentar tudo quanto é tipo de conteúdo. No meu caso, alguns formatos se destacaram mais do que outros.
Primeiro, os vídeos. Então, se você ainda não está investindo neles, comece. Os Reels têm ajudado muito no meu engajamento. Eles costumam ser mais visuais e dinâmicos. Eu testei fazer vídeos de dicas rápidas ou até alguns “bastidores” do meu trabalho. As pessoas gostam de ver o processo. Mas, uma coisa que não funcionou muito foi aquele formato muito formal. Quanto mais autêntico e real, melhor.
Sobre os Stories, para mim, eles são fundamentais. Eu uso para fazer enquetes, perguntas ou até para mostrar produtos no dia a dia. Isso cria um vínculo, sabe? E eu sempre tento incluir algum tipo de chamada para ação, tipo “me manda uma DM” ou coisas assim. Não subestime. A interação direta realmente ajuda.
Agora, carrosséis… Eu ainda estou aprendendo. No geral, têm uma boa taxa de retenção, mas o que realmente funcionou pra mim foi contar histórias. Um carrossel contando uma jornada, passo a passo. Eu tentei alguns sem muita personalidade, só divulgando produtos e não foi a mesma coisa. As pessoas se conectam com histórias.
Quanto à mensagem, tente ser mais próximo do seu público. Eu comecei a usar uma linguagem mais coloquial, como se estivesse conversando com um amigo. Isso fez diferença. Em vez de “adquira nosso serviço”, que tal “já pensou em como isso pode facilitar sua vida?” Tente entender o que seu público realmente precisa e como você pode ajudá-los.
Uma dica mais prática que eu estou usando agora é o “siga e compartilhe”. Às vezes, eu ofereço algo em troca da interação. Tipo, um sorteio. Aumentou meu alcance e trouxe novos seguidores que se engajam de verdade.
Resumindo, vídeos, Stories e carrosséis bem contados. E um tom mais próximo pode fazer milagres. Não espere uma receita mágica, mas persistência e autenticidade ajudam. Boa sorte a nós!