No meu caso, quando comecei a gerenciar um perfil pequeno no Instagram, percebi que algumas estratégias funcionaram melhor pra mim em relação a anúncios.
Primeiro, eu foquei em anúncios no formato de stories. Eles são rápidos e chamam atenção, especialmente porque são visuais e você pode incluir chamadas diretas, como “deslize pra cima” ou “saiba mais”. O que não funcionou muito pra mim foram os anúncios em posts no feed, que, embora sejam importantes, não geravam a mesma resposta imediata que os stories.
Outra coisa que testei foram os carrosséis. Esses anúncios me ajudaram a contar uma história ou mostrar diferentes produtos. Ao invés de um único visual, você pode capturar a atenção durante mais tempo. Mas, eles exigem um pouco mais de esforço na criação e nem sempre geram aquele “clique” instantâneo.
Sobre a segmentação, eu comecei segmentando meu público por interesses específicos e localização. No entanto, aprendi que testar diferentes grupos demográficos pode ser importante. Algumas vezes, segmentar de forma muito restrita limitou meu alcance. Então, eu ampliava um pouco o alvo e via resultados surpreendentes.
Uma dica que funcionou bem foi usar anúncios de promoção ou desconto. As pessoas adoram uma boa oferta, e isso costuma trazer um retorno mais imediato. No entanto, eu evitei pedir demais; um simples desconto de 10-15% fez a diferença sem esvaziar meus lucros.
E sim, ajustar tudo baseado no que você vê funcionando é essencial. Eu começava com um orçamento pequeno e observava quais anúncios geravam mais cliques ou interações. Com isso, eu pude otimizar esse investimento e reinvestir no que tava dando mais resultado.
No geral, a chave é experiência. O que funciona pra um pode não funcionar pra outro, mas testar e adaptar é o caminho. Boa sorte!