Eu entendo bem essa busca por se destacar na seção de Explorar do Instagram. Nos últimos meses, eu testei algumas coisas que talvez possam ajudar. Não é uma receita mágica, mas algumas dicas práticas.
Uma das tendências que percebi é que os Reels têm ganhado muita força. No meu caso, comecei a usar vídeos curtos e dinâmicos. Fiz um mix de conteúdo educativo e divertido. Por exemplo, se eu estou promovendo um serviço, em vez de apenas falar sobre ele, eu criei um Reel mostrando os bastidores, intercalando dicas rápidas. Isso gerou bastante visualização e até comentários, porque as pessoas gostaram de ver o processo.
Além disso, Stories ainda são super importantes. Tentei usar enquetes e caixas de perguntas. Isso ajudou a interagir e, de certa forma, humanizar o meu perfil. Uma vez, fiz uma série de Stories onde eu dava dicas e pedia para as pessoas me contarem suas experiências. O engajamento disparou. Eles gostam de se ver envolvidos, sabe?
Postagens tradicionais estão começando a perder força, mas eu percebo que quando essas postagens têm algo visualmente impactante, ainda funcionam. Eu gosto de usar carrosséis, onde mostro uma sequência de fotos sobre um tema específico. Um formato que funcionou pra mim foi mostrar “antes e depois” de um projeto. O visual impacta e faz as pessoas se interessarem mais.
Uma coisa que não funcionou pra mim foram conteúdos muito genéricos. Tipo, aqueles posts que você vê em qualquer lugar com citações. Eles não trazem engajamento real, as pessoas passam sem pensar. Prefiro focar em algo específico da minha área, trazendo valor. Isso faz a audiência sentir que está aprendendo algo.
Estratégia de hashtags também é crucial. Já experimentei aquelas listas enormes e foi um desastre. Em vez disso, eu focava em algumas mais específicas, que realmente refletem o que estou postando. Com isso, comecei a aparecer para pessoas que realmente se interessavam pelo conteúdo.
Só não esqueça, não é só sobre visualizações. O objetivo é mesmo fazer conexões. Sempre que alguém comentava, eu tentava responder e criar um diálogo. Isso é o que ajuda de verdade.
Bom, espero que essas observações ajudem de alguma forma. Acima de tudo, teste, ajuste e veja o que funciona melhor no seu nicho. Boa sorte!