Olha, quando comecei, também enfrentei esse desafio. O engajamento é difícil, e às vezes eu sentia que as pessoas simplesmente não estavam vendo meu conteúdo. Mas algumas coisas funcionaram pra mim.
Primeiro, eu comecei a contar histórias pequenas, mas com personalidade. Muitas vezes, as pessoas se conectam mais com situações cotidianas. Então, peguei momentos do meu dia a dia, situações que qualquer um poderia passar, e tentei transformá-las em lições. Sei que parece clichê, mas funciona. Você precisa ser genuíno. Se você se sente meio perdido, compartilhe isso. As pessoas costumam se identificar.
Outra coisa que testei foi fazer séries. Tipo, uma sequência de posts onde eu contava uma história maior em partes. Isso incentivava as pessoas a voltarem pro meu perfil. E a curiosidade é uma boa aliada. A cada post, eu deixava um gancho pra próxima parte. Eu diria que é uma maneira de manter as pessoas clicando, mesmo que ainda sejam poucas.
O tom e a voz também são superimportantes. Tente ser autêntico. Não tenha medo de mostrar vulnerabilidade. No início, eu tentava imitar o estilo de outros perfis que admirava, mas o que mais resonou foi quando comecei a ser eu mesmo.
O contexto visual é outra coisa que não deve ser negligenciada. Use fotos que falem sobre a história. Se você está contando algo sobre um cliente satisfeito, mostre a interação. A imagem certa pode fazer toda a diferença. Parar e pensar: “Essa imagem realmente transmite a emoção que eu quero?” é um bom exercício.
Ah, e não esqueça de fazer perguntas. Eu comecei a incluir perguntas nos meus posts, coisas simples como “Alguém já passou por isso?” Isso gera um espaço para comentários e interações, mesmo com poucos seguidores.
Mas, claro, não existe uma fórmula mágica. Leva tempo, e o engajamento não acontece do dia pra noite. Acho que a chave é ser paciente e continuar testando. Alguma coisa vai colar, eventualmente.