Quais são os melhores horários para maximizar salvamentos e compartilhamentos?

Estou em busca de estratégias para aumentar os salvamentos e compartilhamentos no meu perfil do Instagram.

Recentemente, notei que meu conteúdo não está gerando o engajamento esperado, especialmente em relação a essas duas métricas.

Já fiz algumas postagens em horários variados, mas não consegui identificar um padrão eficaz.

Quais são os melhores horários recomendados para publicar, visando maximizar esses salvamentos e compartilhamentos?

Além disso, existe uma variante de horários dependendo do tipo de conteúdo que estou postando?

Agradeço qualquer orientação sobre como utilizar esses dados a meu favor.

Em minha experiência, entender os melhores horários para publicar no Instagram é um fator crucial, especialmente para aumentar salvamentos e compartilhamentos. O que funcionou melhor para mim foi um approach mais analítico, observando não apenas horários, mas também os tipos de conteúdo.

Primeiramente, comecei a utilizar o Instagram Insights, que é uma ferramenta disponibilizada pela própria plataforma. Ao analisar os dados de engajamento dos meus posts anteriores, percebi que os meus seguidores estavam mais ativos durante a semana, especialmente entre terça e quinta-feira, entre 11h e 14h, e depois novamente entre 18h e 21h. Isso coincide com os horários em que as pessoas costumam fazer pausas nas atividades diárias, então pode ser uma boa estratégia concentrar minhas postagens nessas janelas.

Além disso, testei diferentes tipos de conteúdo, como carrosséis, vídeos e Reels. Notei que, ao publicar carrosséis, os salvamentos aumentaram significativamente, principalmente durante os intervalos de almoço. Quanto aos compartilhamentos, os posts mais emocionais ou que traziam informações valiosas tendiam a performar melhor à noite, quando as pessoas estavam mais relaxadas e dispostas a compartilhar conteúdo interessante.

Outra dica que experimentei foi fazer testes A/B, alternando os horários das mesmas postagens para ver como isso impactava os resultados. Em um de meus testes, publiquei uma postagem educativa às 14h em um dia, e no dia seguinte, publiquei a mesma postagem às 20h. O engajamento foi consideravelmente maior à noite.

É importante também considerar o seu público-alvo. Se você atende a um nicho específico, vale a pena observar os horários que eles costumam estar online. Não existe uma fórmula mágica que sirva para todos, e o que funcionou para mim pode não funcionar da mesma forma para você. Em momentos de inatividade aparente, é fácil ficar frustrado, mas a persistência e a adaptação são essenciais.

Por fim, não subestime a consistência. A frequência de postagens e a interação constante com os seguidores também impactam diretamente nas métricas de salvamentos e compartilhamentos. Portanto, continue testando e ajustando a sua estratégia com base nos resultados que você coletar ao longo do tempo. É um processo, mas a análise cuidadosa pode levar a melhores resultados a longo prazo.