Entendo o seu desânimo, porque já passei por isso. Eu testei diversas abordagens sobre provas sociais e, sinceramente, algumas funcionaram mais do que outras.
No meu caso, os testemunhos de clientes normalmente se mostraram eficazes, mas não é só a citação bonita, sabe? O que realmente fez diferença foi usar vídeos curtos de clientes falando sobre a experiência. Essa humanização traz algo muito mais palpável, e as pessoas parecem se conectar mais. Além disso, quando consigo fazer um follow-up e capturar uma transformação, isso gera um engajamento que é quase invisível, mas muito poderoso.
Já os portfólios, claro, são essenciais. Mas o que notei é que apenas expor imagens não é suficiente. Criar carrosséis que contam uma história por trás de cada projeto ajuda. As pessoas querem saber o “porquê” e “como”, não só o “o quê”. Pode parecer simples, mas faz uma diferença enorme como a gente apresenta esse contexto.
Agora, formatos novos… Experimentei fazer stories com feedback ao vivo. Convidar um cliente para analisar um projeto enquanto está sendo construído. Isso, de alguma forma, gera uma sensação de exclusividade e faz os potenciais clientes se sentirem incluídos no processo. O engajamento que isso gerou nas métricas foi algo que eu não esperava.
Sobre métricas, acho que uma coisa que considero fundamental é a taxa de cliques nos links que coloco nas postagens. Isso ajuda a medir o que realmente atrai a atenção das pessoas. Outra métrica útil é o tempo que alguém gasta vendo um story ou um vídeo; se eles estão assistindo do início ao fim, é um sinal claro de que estão interessados.
Contudo, uma dúvida que sempre ficou comigo é até que ponto a prova social pode substituir o sentimento de urgência. Não usei tanto isso, mas vejo que trazer prazos ou ofertas pode ajudar a motivar as decisões dos potenciais clientes.
Enfim, ainda estou testando e aprendendo, mas essas experiências têm me ajudado a moldar uma abordagem mais eficaz. Espero que isso te inspire de alguma forma!