Quais provas sociais funcionam melhor em cada etapa da jornada do cliente?

Estou refletindo sobre a importância das provas sociais e como elas podem influenciar a jornada do cliente no Instagram.

É curioso notar que existem diferentes etapas, não é mesmo? Desde a conscientização até a decisão de compra, cada fase parece pedir um tipo específico de prova social.

Gostaria de saber, talvez até confirmar com vocês, quais provas sociais têm se mostrado mais eficazes em cada uma dessas fases. Depoimentos, avaliações, casos de sucesso… qual tem mais impacto, realmente?

E quando pensamos no contexto de pequenos negócios e profissões liberais, isso pode mudar, certo? A autenticidade pode ser um fator-chave, mas será que isso se aplica uniformemente?

Estou aqui, analisando e querendo entender melhor. O que vocês acham?

No meu caso, tenho notado que diferentes provas sociais realmente funcionam de maneiras distintas ao longo da jornada do cliente no Instagram. Vou detalhar algumas experiências:

1. Conscientização: Aqui, gosto de utilizar posts com comentários e curtidas de outros usuários. Eu publiquei conteúdo que gerou discussões e, quando outros usuários começaram a interagir, isso atraiu novos seguidores. Vi que engajamento orgânico ajuda a criar uma primeira impressão positiva.

2. Consideração: Depoimentos e avaliações são mais eficazes nesta fase. Testei postagens com testemunhos de clientes satisfeitos, utilizando print de mensagens ou vídeos curtos divulgando suas experiências. As publicações tiveram bom alcance e interações, mostrando como meus serviços impactaram positivamente. O que não funcionou foram os depoimentos muito elaborados ou científicos, que parecem menos autênticos.

3. Decisão de compra: Neste estágio, casos de sucesso são valiosos. Compartilhar histórias detalhadas de clientes que obtiveram resultados me trouxe bons feedbacks. Coloquei antes e depois, e isso gerou uma conexão maior. O que não teve tanto efeito foram os números frios, como vendidos ou seguidores. As pessoas querem ver o humano por trás da estatística.

Autenticidade: Sem dúvida, considero que autenticidade é ainda mais crucial para pequenos negócios e profissionais liberais. Eu sempre busquei mostrar meu processo e como meus serviços funcionam no dia a dia. Isso constrói confiança. O uso de provas sociais deve refletir isso, usei mais vídeos curtos e stories que mostram o dia a dia.

Em resumo, cada fase da jornada do cliente exige uma abordagem específica em relação às provas sociais. O importante é testar e adaptar conforme a sua audiência.