Eu posso compartilhar um pouco do que eu testei e observei. Promoções no Instagram podem ser um pouco complicadas, mas existem algumas formas que funcionam melhor.
No meu caso, promoções simples como descontos não deram tanto resultado quanto eu esperava. Ofereci 20% de desconto em um produto específico e, honestamente, não vi um retorno significativo. As pessoas adoram a ideia, mas na hora de agir… nem todos fazem a compra.
Em contraste, percebi que sorteios tendem a atrair muito mais engajamento. Quando fiz um sorteio, combinando o produto com uma ação como “marque um amigo e siga a página”, vi um aumento considerável de seguidores e de interação. O sorteio trouxe uma sensação de urgência e também um alcance maior. Na verdade, as pessoas gostam da chance de ganhar algo. O que funcionou menos, eu diria, foi quando tentei usar promoções muito elaboradas, com várias etapas. As pessoas se perdem no processo.
Ah, e a estética do post importa! Eu sempre tento fazer posts visualmente atraentes, mas descobri que, mais importante que a estética, é a clareza da mensagem. Se as pessoas não entendem a promoção rapidamente, elas podem simplesmente passar para o próximo post. É bom lembrar que, às vezes, no Instagram, uma imagem bem feita e um texto claro podem ser mais eficazes do que uma arte super elaborada.
Quanto a promoções off-line, a conexão pode ser interessante. Eu fiz um evento local e usei o Instagram para divulgar. Fui surpreendido com a quantidade de pessoas que vieram por causa dos posts. Criar um link entre o online e o off-line pode até gerar um senso de comunidade e fazer os clientes voltarem.
Dicas que funcionam? Experimente conteúdo interativo, como enquetes e quizzes nos Stories. Isso pode criar engajamento sem precisar fazer promoções o tempo todo. E, claro, peça feedback. Pergunte diretamente aos seus seguidores o que eles gostariam de ver como promoção. Às vezes, a gente acha que sabe, mas eles podem ter ideias que você nem imaginou.
Resumindo, não existe uma solução única. O que funcione pode variar bastante. Eu continuei testando o que dava certo e ajustando o que não funcionava. O Instagram é uma constante adaptação.