Oi! Eu entendo bem a sua dúvida. Quando comecei no Instagram, uma das minhas maiores preocupações era como realmente engajar e manter a atenção dos novos seguidores, especialmente no que diz respeito a salvamentos.
No meu caso, percebi que postagens que oferecem valor real — como dicas práticas e tutoriais — tendem a gerar mais salvamentos. Um exemplo foi quando fiz um infográfico sobre “como organizar sua rotina de trabalho”. As pessoas, principalmente profissionais liberais, tendem a salvar essas postagens para consultá-las depois. O visual mais simples, mas informativo, parece ter ajudado bastante.
Por outro lado, eu testei algumas postagens que eram mais focadas em storytelling, contando uma experiência pessoal. Embora gerassem engajamento e comentários, não obtive muitos salvamentos. Pode ser que, por serem mais sobre mim, as pessoas não sentissem a necessidade de guardar aquele conteúdo. Então, fica a reflexão: o que realmente oferece uma boa informação ou ajuda prática?
Outra coisa que funcionou foram as listas. Fiz uma série de posts com “5 dicas para X” e notei que muitas vezes os novos seguidores salvavam essas listas para lembrar depois. Eu acho que esse formato é bem fácil de consumir e é uma espécie de checklist. Uma vez eu coloquei até uma chamada clara nos posts, tipo “salve para mais tarde”, e isso parece ter aumentado os salvamentos.
Experimentar o carrossel também vale a pena. Ao fazer um post “passo a passo” ou “antes e depois”, eu percebi que as pessoas tendem a explorar mais o conteúdo nessa dinâmica. O fato de deslizar entre as imagens parece causar uma curiosidade que incentiva o salvamento, mesmo que eu não esperasse isso inicialmente.
Ah, uma coisa que deu errado foram os posts muito promocionais. Quando comecei a oferecer muitos serviços ou produtos, percebi que o engajamento e, consequentemente, os salvamentos, despencaram. Parece que as pessoas se afastam se sentem que estão sendo “empurradas” a algo. Então, fica a dica: foque no valor, não só na venda.
Uma outra reflexão que tenho é sobre a frequência de postagens. No início, eu postava muito, mas percebi que variar a qualidade e o tipo de conteúdo tinha mais impacto no engajamento geral do que simplesmente postar todos os dias.
Mas é claro, cada perfil é único e o que funciona pra mim pode não fazer o mesmo por você. O importante é estar atento às métricas e ao feedback dos seguidores. Ah, e não se esqueça de ser verdadeiro, isso é fundamental!
Espero que esses insights te ajudem! Boa sorte na sua jornada no Instagram!