Quais postagens geram mais salvamentos entre novos seguidores?

Oi pessoal!

Estou começando agora no Instagram e tenho uma dúvida: Quais tipos de postagens geralmente geram mais salvamentos, especialmente entre novos seguidores?

Já li sobre vários formatos, como dicas, tutoriais e infográficos, mas não sei se são as melhores opções.

Alguém pode compartilhar experiências ou sugerir o que pode funcionar melhor?

Agradeço desde já!

Olá!

Quando comecei no Instagram, eu também tinha essa dúvida sobre que tipo de postagens poderiam gerar mais salvamentos. Com o tempo, testei algumas estratégias que pareceram trazer resultados positivos.

Primeiro, conteúdos educativos funcionaram muito bem para mim. Tutoriais simples, que oferecem dicas práticas relacionadas ao meu nicho, foram os que mais atraíram novos seguidores e geraram salvamentos. Por exemplo, criei uma série de carrosséis com passos fáceis para resolver problemas comuns, e percebi que as pessoas costumavam salvar essas postagens para consultar depois.

Infográficos também se mostraram eficazes. Eles ajudam a condensar informações complexas em um formato visual que é fácil de entender e compartilhar. Eu fiz alguns gráficos com dados relevantes da minha área, e a interação superou minhas expectativas; muitas pessoas não apenas salvaram, mas também compartilharam.

Por outro lado, tentei algumas postagens meramente promocionais e não obtive o mesmo engajamento. Assim, evitei focar apenas em vendas. Em vez disso, priorizei conteúdo que adiciona valor à vida dos meus seguidores.

Outra estratégia que funcionou foi fazer perguntas abertas ou enquetes nos Stories. Isso incentivou as pessoas a interagir e, consequentemente, se interessarem mais pelo meu conteúdo.

Por último, usei hashtags relevantes, que facilitaram que novos usuários encontrassem minhas postagens. Minha recomendação é testar diferentes formatos e ver o que ressoa melhor com seu público. Não espere resultados imediatos, mas observe as tendências ao longo do tempo e ajuste sua estratégia conforme necessário.

Espero que essas dicas te ajudem! Boa sorte na sua jornada no Instagram!

Oi! Eu entendo bem a sua dúvida. Quando comecei no Instagram, uma das minhas maiores preocupações era como realmente engajar e manter a atenção dos novos seguidores, especialmente no que diz respeito a salvamentos.

No meu caso, percebi que postagens que oferecem valor real — como dicas práticas e tutoriais — tendem a gerar mais salvamentos. Um exemplo foi quando fiz um infográfico sobre “como organizar sua rotina de trabalho”. As pessoas, principalmente profissionais liberais, tendem a salvar essas postagens para consultá-las depois. O visual mais simples, mas informativo, parece ter ajudado bastante.

Por outro lado, eu testei algumas postagens que eram mais focadas em storytelling, contando uma experiência pessoal. Embora gerassem engajamento e comentários, não obtive muitos salvamentos. Pode ser que, por serem mais sobre mim, as pessoas não sentissem a necessidade de guardar aquele conteúdo. Então, fica a reflexão: o que realmente oferece uma boa informação ou ajuda prática?

Outra coisa que funcionou foram as listas. Fiz uma série de posts com “5 dicas para X” e notei que muitas vezes os novos seguidores salvavam essas listas para lembrar depois. Eu acho que esse formato é bem fácil de consumir e é uma espécie de checklist. Uma vez eu coloquei até uma chamada clara nos posts, tipo “salve para mais tarde”, e isso parece ter aumentado os salvamentos.

Experimentar o carrossel também vale a pena. Ao fazer um post “passo a passo” ou “antes e depois”, eu percebi que as pessoas tendem a explorar mais o conteúdo nessa dinâmica. O fato de deslizar entre as imagens parece causar uma curiosidade que incentiva o salvamento, mesmo que eu não esperasse isso inicialmente.

Ah, uma coisa que deu errado foram os posts muito promocionais. Quando comecei a oferecer muitos serviços ou produtos, percebi que o engajamento e, consequentemente, os salvamentos, despencaram. Parece que as pessoas se afastam se sentem que estão sendo “empurradas” a algo. Então, fica a dica: foque no valor, não só na venda.

Uma outra reflexão que tenho é sobre a frequência de postagens. No início, eu postava muito, mas percebi que variar a qualidade e o tipo de conteúdo tinha mais impacto no engajamento geral do que simplesmente postar todos os dias.

Mas é claro, cada perfil é único e o que funciona pra mim pode não fazer o mesmo por você. O importante é estar atento às métricas e ao feedback dos seguidores. Ah, e não se esqueça de ser verdadeiro, isso é fundamental!

Espero que esses insights te ajudem! Boa sorte na sua jornada no Instagram!