Olha, eu tenho refletido bastante sobre isso, especialmente porque já passei por diferentes fases no Instagram como empreendedor. Quando comecei, percebi que mostrar a qualidade dos serviços era um desafio. A pergunta é interessante, pois existem várias abordagens e eu experimentei muitas delas.
Primeiro, os depoimentos de clientes. Eu pensei que isso poderia ser a chave para construir confiança. No início, eu postava prints de mensagens legais que recebia. Só que com o tempo, percebi que só isso não era suficiente. O público precisa ver a autenticidade. Então, comecei a gravar vídeos curtos de clientes elogiando o serviço. Esse formato captura a emoção de forma mais verdadeira, mas gera um certo receio, sabe? O cliente precisa estar disposto a aparecer. Portanto, é vantajoso, mas demanda mais tempo e consentimento.
Depois, vieram as galerias de trabalhos concluídos. Essa foi uma estratégia que eu realmente gostei. Mostrar um “antes e depois” funcionou bem para mim. As pessoas ficam impressionadas ao ver transformações. Porém, o risco aqui é cair na armadilha de apenas mostrar e não contar a história por trás de cada projeto. Se você não explicar o processo ou a proposta por trás de cada trabalho, pode parecer que você só está tentando vender, e não é isso que queremos.
E quanto aos vídeos demonstrativos, ahhh, os vídeos. Eu sou fã, mas… eles exigem muito! Criar conteúdo em vídeo pode ser desgastante, mas é quando a magia acontece. A interação é maior, e você tem a chance de mostrar seu conhecimento. Eu fiz alguns com dicas e mostrei como funcionam os meus serviços. Gosto de pensar que isso humaniza a marca. Mas, a edição e o tempo que você precisa investir são fatores que muitas vezes subestimamos.
Sobre qual formato é o melhor, eu ainda fico pensando. Às vezes, olho para os depoimentos e vejo como eles geram conexões emocionais. Outras vezes, me convenço da força de uma boa galeria. E tem dias em que um vídeo simplesmente brilha mais que todos os outros. A verdade é que cada formato fala com públicos diferentes e, dependendo do que você oferece, pode ter diferentes impactos.
Por isso, não vejo um caminho único. Sugiro que você experimente um pouco de cada um. Mesclar estratégias pode ser o ideal. E não esquece, cada post é uma oportunidade de aprendizado. Analisar as métricas, entender o que ressoou melhor com seu público, e ajustar é parte do processo. O importante é estar disposto a evoluir e se adaptar. E, claro, não tenha pressa!