Quais perguntas podem revelar a confiança do meu público na minha expertise?

Oi, pessoal.

Estou enfrentando um desafio e preciso da ajuda de vocês. Tenho um perfil no Instagram onde compartilho meu trabalho e algumas dicas da minha área, mas sinto que não estou conseguindo conectar com meu público da maneira que gostaria.

Acho que parte disso pode ser a falta de confiança deles na minha expertise. Então, eu me pergunto: quais perguntas eu posso fazer para realmente entender como eles veem meu conhecimento?

Tipo, eu quero saber se eles confiam no que estou dizendo, se acham que sou uma referência na minha área, ou se têm dúvidas sobre o que estou compartilhando.

E também, como posso coletar essas respostas de uma forma que não pareça forçada? Enfim, qualquer dica sobre isso seria muito bem-vinda.

Valeu!

É interessante pensar nas perguntas que podem ajudar a medir essa confiança do seu público. Que tal começar com algo simples, como: “O que você gostaria de saber mais sobre [sua área]?” Essa pergunta abre espaço para que as pessoas expressem o que realmente querem aprender e, ao mesmo tempo, te dá uma pista sobre o que elas valorizam na sua expertise.

Outra abordagem pode ser: “Qual foi a dica que mais te ajudou até agora?” Com isso, você consegue entender o que ressoou com eles e, quem sabe, isso pode fortalecer sua posição como referência. Aliás, perguntas como “Você se sentiu seguro(a) em aplicar as dicas que compartilhei?” podem te dar uma noção clara de como suas orientações são vistas.

Agora, como coletar essas respostas de uma maneira leve? As enquetes nos Stories são ótimas, pois são rápidas e não exigem muito tempo dos seguidores. Um “Sim” ou “Não” pode revelar bastante sobre a percepção deles. Além disso, você pode usar caixas de perguntas. Oferece um espaço para que eles compartilhem preocupações sem pressão. O importante é manter a conversa fluida e mostrar que você se importa com o que eles têm a dizer. Afinal, essa troca pode ser fundamental para fortalecer a confiança.

Como será que isso vai se desenrolar na sua interação? Será que esses métodos vão ajudar a identificar o que falta? As respostas podem ser um caminho interessante para entender melhor a percepção do seu público.