Quais parcerias podem prejudicar minha marca pessoal no Instagram?
É uma dúvida que me ronda há algum tempo.
Tipo, já vi várias pessoas fazendo parcerias, mas e quando isso dá errado?
Às vezes, as pessoas não falam sobre isso, mas tem parceria que pode queimar a imagem da gente, né?
Sei que tem que olhar bem o perfil da outra pessoa antes de se associar.
Mas e se a pessoa não for exatamente… confiável ou os valores dela não baterem com os meus?
E quando o conteúdo é meio duvidoso? Isso pode refletir na minha imagem?
Alguém já passou por isso ou tem exemplos?
Acho que é bom ouvir experiências, pra ver se estou pensando certo.
Sei que a imagem é tudo hoje em dia. E a confiança também.
Então, parcerias ruins, o que evitar?
Olha, essa é uma pergunta super válida e eu já passei por algumas situações complicadas. A verdade é que parcerias no Instagram podem ser uma faca de dois gumes. Eu lembro de uma vez que decidi colaborar com um influenciador que tinha um estilo bem diferente do meu. No início parecia uma boa ideia. Ele tinha um número bacana de seguidores e parecia ter um público que eu queria alcançar. Mas, com o tempo, percebi que ele usava um tom meio polêmico e fazia piadas de mau gosto, sabe?
O resultado, depois de alguns posts, foi que alguns dos meus seguidores começaram a questionar minha credibilidade. Muitos, inclusive, me mandaram mensagens dizendo que não se identificavam mais comigo. E olha, eu não tinha feito uma pesquisa detalhada. Foi uma lição amarga.
Também já vi pessoas colaborando com marcas que estavam em situações estranhas, como questões éticas ou de produtos questionáveis. Mesmo que a pessoa tenha uma boa intenção, a associação pode acabar manchando sua imagem. O público é rápido em julgar.
Outro ponto importante é o alinhamento de valores. Eu testei parcerias que, no papel, pareciam ótimas. Mas a mentalidade de algumas pessoas envolvidas era bem diferente da minha. O público percebe essas diferenças e eu optei por me afastar; não queria ser associada a algo que não representava de verdade o que eu pensava.
Enfim, eu diria pra olhar o histórico da pessoa ou marca com quem você está considerando se associar. Avalie também o tipo de conteúdo que eles costumam compartilhar. Se for duvidoso, fuja. E sempre converse sobre o que esperam da parceria antes de fechar qualquer coisa. Lembre-se: é tudo sobre confiança, e manter sua marca pessoal é fundamental.