Oi! Então, essa questão do shadowban no Instagram é bem complicada e, até onde eu pude observar, não existe uma fórmula mágica ou uma lista definitiva de palavras que você deve evitar. Mas tem algumas coisas que aprendi na prática que podem ajudar.
Primeiro, eu percebi que termos muito relacionados a spam ou que parecem exageradamente promocionais costumam ser problemáticos. Palavras como “grátis”, “ganhe dinheiro rápido”, ou “promoção imperdível” — elas às vezes acendem um alerta. Eu testei algumas dessas no meu conteúdo e, em alguns casos, notei uma queda no alcance. Então, nessa linha, evitar esse estilo de linguagem mais agressiva pode ser um bom caminho.
Além disso, tem as hashtags que podem prejudicar. Eu tentei usar hashtags muito populares ou que estavam associados a spam, como “#followme” ou “#likeforlike”, e o que aconteceu foi que minha conta foi um pouco restringida. Usar hashtags mais específicas e autênticas sempre trouxe mais envolvimento, curiosamente.
Outro ponto que pode não parecer óbvio é a qualidade do engajamento. Eu percebi que se você começa a receber comentários de contas suspeitas ou que parecem robôs, o algoritmo pode desconfiar e limitar seu alcance. Tentei responder de forma genuína, interagir com minha comunidade, e isso ajudou a melhorar minha percepção sobre o que o Instagram vê como “saudável”.
Por último, eu ficaria de olho nas práticas de violação de diretrizes da comunidade. Sabe, usar conteúdo que é claramente de terceiros sem dar crédito ou compartilhar algo que vai contra as regras pode levar a problemas maiores. Uma vez eu postei algo que não cheguei a checar bem e acabei tendo uma notificação.
Então, ao invés de se fixar numa lista de palavras a evitar, eu diria que vale mais a pena focar no tipo de interação que você tem, a autenticidade da sua presença e a qualidade das suas postagens. Testar, errar e ajustar é um caminho que funcionou para mim — e que parece ser o mais seguro a longo prazo.
Espero que isso ajude! Vamos trocando ideias sobre as experiências, né?