Oi, pessoal.
Estou tentando entender melhor como pequenas empresas e profissionais liberais estão se saindo no Instagram. Parece que alguns nichos estão surfando bem as tendências, mas o que exatamente eles estão fazendo?
Desde alimentação a moda, sempre vejo algo novo. Mas e os serviços? Coaching, terapias, até consultorias… Alguém sabe o que tá funcionando? E como posso pegar essas ideias e adaptar pro meu próprio nicho?
É complicado, sabe? Às vezes parece que tá todo mundo conseguindo crescer, e eu fico aqui estagnado.
Eu queria saber sobre estratégias específicas, tipo que tipo de conteúdo eles estão produzindo, se tem alguma hashtag mágica ou coisa do tipo.
Se alguém puder compartilhar experiências, dicas práticas… seria ótimo.
Obrigado!
Oi! Entendo bem essa frustração. Eu também passei um tempo estagnado no Instagram, tentando descobrir como dar um gás no meu perfil. Vou compartilhar algumas coisas que funcionaram para mim e o que eu vi em outros nichos.
1. Nichos que estão bombando:
- Alimentação saudável: Vi que muitos perfis de nutrição usam receitas simples e vídeos de preparação. Eles mostram o passo a passo e, de quebra, falam sobre os benefícios dos ingredientes.
- Moda sustentável: Marcas menores estão focando em peças exclusivas e contando a história por trás delas. Isso ressoa bem com o público.
- Serviços de bem-estar: Coaches e terapeutas têm investido em conteúdo educativo, com dicas práticas. Eles fazem posts, reels ou até lives sobre temas relevantes.
2. Adaptação para o meu nicho:
Eu sou consultor e comecei a aplicar algumas das estratégias que vi. Aqui estão algumas coisas que funcionaram:
- Conteúdo educativo: Postar dicas rápidas sobre o meu serviço. Por exemplo, explicações de conceitos complexos em posts carrosséis.
- Depoimentos e histórias de sucesso: Compartilhar resultados reais sempre gera engajamento.
- Interatividade: Perguntas nos stories e caixinhas de perguntas. Isso ajuda a criar uma relação mais próxima.
3. Hashtags e engajamento:
Não tem uma hashtag mágica, mas o que eu fiz foi usar hashtags específicas do meu nicho e também algumas mais amplas, mas relevantes. O importante é não exagerar. Tente usar entre 10 a 15 hashtags por post.
4. Frequência e consistência:
No começo, eu postava desorganizado e acabava não vendo retorno. Agora, estou mais focado em uma programação consistente. Tentei postar pelo menos 3 vezes na semana.
5. Análise e ajuste:
Avaliar o que dá certo e o que não dá é fundamental. Menos frustração quando você tem dados para se basear. Eu uso as métricas do Instagram para ver quais tipos de posts têm mais engajamento.
Resumindo, o segredo tá em observar o que outros nichos estão fazendo, testar e adaptar para a sua realidade. É um processo, e pode demorar um pouco. Mas, com paciência e persistência, dá pra ver progresso. Boa sorte!