Olha, vou te contar um pouco da minha experiência com Stories. Eu também pensei que era só postar e pronto, mas as métricas falam muito mais, né?
Primeiro, eu sempre olho as visualizações. Parece básico, mas é uma boa base pra ver quantas pessoas estão de fato vendo. Mas não para por aí. Quem está avançando e quem sai rapidamente? Eu já percebi que se alguém pula seus Stories, pode ser um sinal de que o conteúdo não tá resonando. Então, eu fico de olho no percentual de pessoas que pulam.
Depois vem a interatividade. Respostas, reações, enquetes… tudo isso conta muito. Uma vez fiz uma série de Stories com perguntas abertas. Teve uma galera que respondeu, e isso me fez perceber que as pessoas estavam interessadas, mas foi um pouco difícil engajar todo mundo. Algumas vezes, os stickers e enquetes funcionaram melhor, fiz polls sobre temas que eles gostavam.
E, sim, a frequência de postagens faz diferença. Eu testei postar todos os dias e depois espaçar pra ver o que acontecia. Percebi que a qualidade caiu quando eu tentava forçar um conteúdo só pra ter um Story lá. Às vezes, eu fazia duas postagens em um dia e deixava os outros dias mais tranquilos. Isso parece ter funcionado melhor, porque as interações aumentaram.
Além disso, eu cheguei a comparar com outros formatos – posts normais, IGTV… mesmo que os Stories sejam mais efêmeros, muitas vezes dava pra ver uma conexão entre as interações. Se eu fazia algo que engajava mais nos Stories, geralmente isso transbordava pra outros formatos.
E não esquece de verificar a manutenção de público ao longo dos Stories. Você pode ver se pessoas assistem todos até o fim ou se caem no meio. Isso me ajudou a entender mais sobre o conteúdo que realmente prende.
No fim, olhar o todo, engajamento, interação e comparações ao longo da semana fez eu entender que cada Story pode contar uma parte da história. Um pouco de tentativa e erro, mas vale a pena. Claro que não dá pra esperar uma revolução de uma hora pra outra. É a soma de tudo, sabe? E mais uma coisa: sempre que possível, peça feedback. Isso ajuda demais a afinar o conteúdo.