Quando comecei a usar o Instagram para meu negócio, eu também me perguntava sobre quais métricas valiam a pena acompanhar. A verdade é que entender essas informações pode fazer uma grande diferença na forma como você molda seu conteúdo.
Primeiro, as impressões e o alcance são fundamentais. Impressões mostram quantas vezes suas postagens foram vistas, enquanto o alcance revela quantas contas únicas visualizaram seu conteúdo. Quando eu notei que, apesar de ter muitas impressões, meu alcance era limitado, percebi que precisava ampliar meu público, talvez explorando hashtags diferentes ou realizando parcerias.
Em seguida, é importante checar as interações. Isso inclui curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos. Essas métricas mostram como as pessoas estão se envolvendo com o que você está postando. No meu caso, alguns posts com perguntas abertas geraram muito mais comentários do que os informativos. Então, ao analisar a interação, consegui perceber que realmente funcionava melhor ter um diálogo com meus seguidores.
O engajamento total é outro número que você deve observar. É basicamente uma soma das interações dividida pelo alcance ou seguidores, dependendo do que você quer avaliar. Para mim, isso ajudou a entender se as postagens estavam resonando bem com a audiência ou se apenas estavam passando pela timeline sem gerar interesse.
Além disso, eu também comecei a olhar para a retenção do público. Quantas pessoas retornam para ver suas postagens? Usei a ferramenta de insights para verificar quantos seguidores novos eu ganhava após postagens específicas. Isso me fez perceber que conteúdos pontuais e de alta qualidade realmente atraíam novos olhos.
Finalmente, as historias não podem ser esquecidas. Avaliar quantas pessoas assistem, interagem ou saem da sua história ajuda a entender o que está funcionando no formato vertical. Eu notei que incluíndo enquetes e perguntas, o engajamento nas histórias aumentou significativamente.
Em resumo, as métricas que eu sugiro começarem a observar são: impressões, alcance, interações, engajamento total, retenção do público e o desempenho das histórias. Então, com base nisso, você pode iterar suas estratégias. Não se esqueça que esses dados são guias, e não regras definitivas. A melhor parte é que, com o tempo, você vai ajustando seu conteúdo com base nessas observações e automaticamente se torna mais alinhado ao que sua audiência realmente deseja. Boa sorte!