Oi! Eu já passei por isso e sei como é frustrante. Estagnação é um saco, né? Então, vamos lá. Quando o alcance não sobe, é bom olhar algumas métricas específicas pra entender o que tá acontecendo.
Primeiro, alcance e impressões. Essas duas eu digo que são essenciais. O alcance mostra quantas pessoas viram suas postagens, enquanto as impressões contam quantas vezes sua postagem foi vista, independentemente de ser o mesmo usuário várias vezes. Se você tá com altas impressões, mas baixo alcance, talvez sua audiência esteja bem engajada, mas você não tá alcançando novos olhos. Isso me aconteceu. Eu estava postando só pra minha galera e esquecendo de explorar novos públicos.
Além disso, eu comecei a acompanhar o engajamento das postagens. Olhar não só o número de curtidas, mas o que realmente fez as pessoas comentarem ou compartilhar. Virou uma obsessão pra mim! Hashtags diferentes, horários variados, stories interativos. O que realmente gerava conversas? Assim você pode descobrir qual conteúdo seus seguidores realmente curtem.
Outra métrica que pode fazer diferença é a taxa de engajamento. Isso é tipo a relação entre curtidas e comentários versus o número de seguidores. Se a taxa tá baixa, pode ser que você esteja perdendo o interesse da sua base. Tente entender como sua audiência está respondendo.
E as visitas no perfil? Se você tá recebendo cliques no seu perfil, é sinal de que as pessoas estão interessadas, mas talvez a sua postagem não esteja chamando a atenção que deveria. Fica de olho nisso também.
Eu também comecei a usar as ferramentas do Instagram Insights. Te ajuda a ver exatamente qual tipo de postagem traz mais resultados. Vi que posts mais autênticos, com cara de “fui eu que fiz” funcionavam melhor do que aqueles com cara de anúncios.
E por último, preste atenção nos stories. Eles podem ser uma porta pra aumentar o alcance. Se você dá uma olhadinha nas suas métricas de stories, vê quantas pessoas estão interagindo. E, quando você faz perguntas ou enquetes, isso pode aumentar ainda mais a sua interação!
Mas, lembre-se, isso não é um tiro certeiro. Cada conta é única. O que funcionou pra mim pode não funcionar pra você. Testa, ajusta e aprende com cada post.
Muita paciência, viu? Eu ainda to no caminho. Boa sorte!