Quais métricas essenciais devo acompanhar como iniciante com perfil pequeno?

Oi, gente.

Estou começando agora no Instagram e, sinceramente, estou um pouco perdido.

Quais métricas são essenciais pra eu acompanhar?

Eu tenho um perfil pequeno e não sei por onde começar. Likes, seguidores… é só isso?

Tem alguma coisa que realmente importa mais?

Sei que tem muitas formas de medir o sucesso, mas pra quem tá iniciando e com poucos seguidores, o que faz sentido?

Agradeço qualquer dica.

Oi! Entendo bem essa sensação de estar perdido, eu já passei por isso. Quando comecei, olhei pra métricas bem comuns, tipo likes e número de seguidores, mas logo percebi que isso não era tudo.

Primeiro, eu sugiro acompanhar o engajamento. É bom ver quantas pessoas interagem de verdade com seu conteúdo. Você pode calcular isso somando os likes, comentários e compartilhamentos, e depois dividindo pelo número de seguidores. Isso me ajudou a perceber quais posts realmente ressoavam com a audiência.

Aí vem o alcance. É legal saber quantas pessoas diferentes viram suas postagens. Não basta só saber que teve X likes se essas pessoas nem são suas seguidoras. Às vezes, mais olhos em suas postagens significam mais potenciais seguidores. Eu fiquei surpreso com a quantidade de pessoas que viam minhas coisas sem eu ter o número total de seguidores que esperava.

Outro ponto importante é a retenção nas Stories. Eu costumava subir algum conteúdo e ver quantas pessoas estavam pulando os stories. Se eu via que muitos pulavam, era sinal de que eu deveria mudar meu conteúdo ou a abordagem. Fiquei atento a isso e comecei a ajustar. E, sim, é frustrante às vezes, mas precisa revisar e adaptar.

Uma métrica que quase ninguém fala é a taxa de cliques. Se você tem um link na bio, fica de olho em quantas pessoas estão clicando lá. Isso mostra o interesse real no que você oferece.

E, ah, feedback direto das pessoas é ouro! Perguntas, DMs… tudo isso conta, viu? Às vezes eu perguntava o que eles queriam ver mais, e isso me guiava bastante.

No fim, é mesmo um processo. Não vai ter resultado imediato. No meu caso, foquei em entender o que funcionava para o meu público e fui ajustando. Demorou, mas foi super válido. Boa sorte nessa jornada!