Oi! Entendo bem essa sensação de estar perdido, eu já passei por isso. Quando comecei, olhei pra métricas bem comuns, tipo likes e número de seguidores, mas logo percebi que isso não era tudo.
Primeiro, eu sugiro acompanhar o engajamento. É bom ver quantas pessoas interagem de verdade com seu conteúdo. Você pode calcular isso somando os likes, comentários e compartilhamentos, e depois dividindo pelo número de seguidores. Isso me ajudou a perceber quais posts realmente ressoavam com a audiência.
Aí vem o alcance. É legal saber quantas pessoas diferentes viram suas postagens. Não basta só saber que teve X likes se essas pessoas nem são suas seguidoras. Às vezes, mais olhos em suas postagens significam mais potenciais seguidores. Eu fiquei surpreso com a quantidade de pessoas que viam minhas coisas sem eu ter o número total de seguidores que esperava.
Outro ponto importante é a retenção nas Stories. Eu costumava subir algum conteúdo e ver quantas pessoas estavam pulando os stories. Se eu via que muitos pulavam, era sinal de que eu deveria mudar meu conteúdo ou a abordagem. Fiquei atento a isso e comecei a ajustar. E, sim, é frustrante às vezes, mas precisa revisar e adaptar.
Uma métrica que quase ninguém fala é a taxa de cliques. Se você tem um link na bio, fica de olho em quantas pessoas estão clicando lá. Isso mostra o interesse real no que você oferece.
E, ah, feedback direto das pessoas é ouro! Perguntas, DMs… tudo isso conta, viu? Às vezes eu perguntava o que eles queriam ver mais, e isso me guiava bastante.
No fim, é mesmo um processo. Não vai ter resultado imediato. No meu caso, foquei em entender o que funcionava para o meu público e fui ajustando. Demorou, mas foi super válido. Boa sorte nessa jornada!