Cara, eu sei bem como é essa busca por entender os números do Instagram. Às vezes, parece um labirinto, né? No meu caso, comecei a prestar atenção a algumas métricas que realmente me deram um “alerta” pra problemas de alcance.
Primeiro, eu observei a Impressões e o Alcance. Se o alcance tava caindo e as impressões também, era um sinal vermelho pra mim. Claro, a gente sabe que às vezes o conteúdo simplesmente não ressoa, mas se o post não tiver nem um pingo de alcance, aí já é preocupante. E aí, eu olhava o número de visitas ao perfil. Se isso caísse, era pra puxar a orelha: “opa, alguma coisa não tá legal”.
Outra métrica chave foi o engajamento. Se vi que os likes, comentários ou saves despencavam num post, eu já pensava “o que eu fiz de diferente?”. Pode ser o formato, a hora que postei, ou até o tema, sei lá. Tentei testar horários e tipos de conteúdo. Às vezes, um vídeo curto funciona, outras vezes uma foto, mas não tem receita mágica.
E, sim, o número de seguidores ativos é um bom termômetro. Se os seguidores não tão interagindo com suas postagens, é algo a se considerar. Uma vez, percebi que tinha um número muito maior de seguidores, mas o engajamento não acompanhou. Isso me deixou pensando… o que minhas postagens tão fazendo com eles?
Outra coisa que me ajudou foi ver o que está funcionando em comparação. Peguei posts que bombaram e fui olhar o que tinham em comum: hashtags, texto, hora de postagem. Isso criou um padrão e minha próxima estratégia começou a mudar.
Então, focar nessas métricas, principalmente Impressões, Alcance e Engajamento, me ajudou bastante. Mas, veja, é uma dança. Uma hora a música muda, e o que funcionou pode não funcionar da próxima vez. É meio difícil, mas a gente aprende a ir ajustando conforme avança.
Esses são só alguns pontos que me ajudaram a entender melhor o que rolava por lá. Boa sorte nessa sua busca, e não desiste!