No meu caso, já passei pela frustração de usar hashtags que, no fim das contas, estavam banidas. Primeiro, é importante entender que as hashtags banidas podem prejudicar não apenas o alcance de uma postagem, mas também a visibilidade do seu perfil. Então, é sensato evitar esse tipo de erro.
Uma das métricas que eu comecei a acompanhar foi a interação das minhas postagens. Depois de usar uma hashtag, observei quantos usuários novos interagiram com a postagem. Se percebi que a interação foi bem abaixo do esperado – especialmente se o conteúdo era bom e relevante – isso já me fez desconfiar que alguma das hashtags poderia estar banida. Outro ponto que eu analisei foi o engajamento comparado com postagens anteriores: se uma hashtag habitual subir o engajamento e, de repente, isso mudar drasticamente, pode ser sinal de que algo não está certo.
Existem algumas ferramentas que ajudam a analisar a saúde das hashtags. Mas não é necessário investir muito; ferramentas gratuitas, como o próprio Instagram e sites de verificação de hashtags, podem ser úteis. Ao buscar uma hashtag, verifique se existem postagens recentes ou se a página está cheia de notificações de “nenhuma postagem encontrada”. Isso é um sinal claro de que a hashtag pode estar banida.
Outra coisa importante é diversificar as hashtags que você usa. Eu costumava usar sempre as mesmas, mas mudei essa estratégia e, com isso, fui capaz de identificar quais delas me proporcionavam melhor engajamento e quais pareciam estar problemáticas. É como criar um pequeno experimento a cada nova postagem, variando as hashtags e anotando os resultados.
Em resumo, preste atenção nas interações, faça comparação com postagens anteriores, utilize ferramentas de análise e não tenha medo de experimentar novas hashtags. Isso pode levar um tempo, mas quanto mais você se familiariza com as suas métricas, mais fácil se torna evitar as armadilhas das hashtags banidas. Não espere resultados imediatos, mas, com paciência, é possível perceber um padrão e ajustar sua estratégia.