Oi! Então, eu também passei por essa fase de tentar descobrir o que faz um Reel realmente funcionar. É complicado porque as métricas podem ser bem diferentes dependendo do seu nicho. Mas deixa eu compartilhar o que descobri na minha jornada.
Primeiro, as visualizações. É quase óbvio, certo? Mas aqui está o detalhe: não adianta só olhar o número total. O que realmente me ajudou foi observar a retenção. Tipo, quanto tempo as pessoas estão assistindo? Se a galera tá saindo logo nos primeiros segundos, talvez o conteúdo não esteja engajando como esperado. Eu analisei meus Reels e percebi que, nos que mantinham a atenção por mais de 10 segundos, a resposta de comentários e compartilhamentos foi muito maior.
E falando em engajamento, como “curtidas” e “comentários”, eu dei bastante foco em ver o que as pessoas comentavam. Às vezes, um Reel que não teve tantas visualizações fez um monte de gente interagir, e isso me ajudou a entender que o conteúdo estava gerando conversa. E, por experiência, eu diria que o engajamento é mais importante do que as curtidas em si, especialmente se você está num nicho onde a conexão é mais valiosa.
Os compartilhamentos, esses também foram reveladores pra mim. Se alguém compartilha seu Reel, significa que ele se conectou profundamente de alguma forma. Eu costumava subestimar isso, mas ao focar nisso, percebi que o tipo de conteúdo que incentivou os compartilhamentos era diferente do que eu imaginava.
E aí tem a questão das melhores horas para postar. Isso pode variar mesmo, e eu perdi um tempo danado postando no horários errados. Fiz alguns testes e é impressionante como o engajamento pode mudar dependendo de quando você publica.
Por último, a métrica que mais me intrigou foi a taxa de crescimento do meu público. Isso talvez não seja algo que ocorre imediatamente, mas, ao longo de algumas semanas, eu percebi que quando meus Reels estavam alinhados com o que meu público gostaria de ver, meu número de seguidores aumentava.
Então, observando todas essas métricas em conjunto, e não isoladamente, me ajudou a entender melhor o desempenho dos meus Reels e, mais importante, como conseguir criar formatos que realmente ressoassem com a minha audiência. No fim, é uma questão de testar e adaptar, e isso leva tempo. Espero que esteja ajudando você a se sentir um pouco menos perdido! Se precisar de mais dicas, é só falar.