Oi! Então, vou compartilhar um pouco do que eu aprendi com isso. Métricas de saves e compartilhamentos podem ser super reveladoras, mas não são tudo. Quando comecei, eu achava que só olhar os números era suficiente. Mas logo percebi que a verdadeira história tá nas pequenas coisas.
Por exemplo, um alto número de saves geralmente indica que o conteúdo realmente ressoou com as pessoas. É como se elas estivessem dizendo “preciso disso mais tarde”. Mas isso pode variar. Posts com dicas práticas, por exemplo, costumam ter mais saves, enquanto conteúdos mais emocionais podem ter um número menor. Então, faz sentido olhar para o tipo de conteúdo que você está postando.
Outra coisa que eu notei é que, em relação a compartilhamentos, isso pode significar que o seu conteúdo não apenas ressoou, mas também que as pessoas querem passar essa mensagem adiante. Aqui, o que funcionou pra mim foi criar conteúdos que gerassem um valor real, como informações úteis ou momentos hilários. Meus posts com quotes engraçados tiveram muitos compartilhamentos, por um outro lado, posts muito técnicos não tiveram o mesmo desempenho.
Uma abordagem que eu comecei a usar é prestar atenção nas legendas e no quanto elas estimulam a interação. Perguntas abertas costumam resultar em mais engajamento e, consequentemente, mais saves e compartilhamentos. Além disso, eu comecei a acompanhar as postagens que geravam discussões, essas são as que, muitas vezes, levaram a mais compartilhamentos.
Eu não tenho uma fórmula mágica. A diferença entre ter um post que explode em cifras e um que mal é visto é difícil de prever. E isso é um pouco frustrante, mas ao mesmo tempo, aprender a analisar o que as pessoas realmente se importam é gratificante. Além de que, sempre que eu mudo um pouco o foco e vejo o que funcionou em outras áreas, consigo descobrir novas formas de conectar com o público.
E sobre métricas: eu olhei para taxas de engajamento, mas também para a recorrência. Se um post específico teve saves numa frequência maior que outros, pode ser um sinal de que eu tô no caminho certo. Mas tudo muito a longo prazo, sabe?
Por fim, não esquece de testar, errar e ajustar. O Instagram é um labirinto, e cada um tem seu próprio. Espero que essas observações te ajudem um pouco!