Eu entendo a sua busca. Nos últimos meses, eu também estive mergulhado nesse tema. Precisava saber como as interações no Instagram se transformavam em conversões diretas pro meu WhatsApp. Não foi uma tarefa fácil, mas alguns insights surgiram.
Primeiro, eu comecei observando as métricas de engajamento, como curtidas, comentários e compartilhamentos. Isso é meio óbvio, mas o que realmente me chamou a atenção foram os cliques no link da bio. Eu percebi que, sempre que eu postava algo que realmente ressoava com meu público, esses cliques aumentavam. O que é um sinal de que a galera tá interessada no que eu tô oferecendo. Seguir a taxa de cliques me ajudou a entender quais posts estavam atraindo mais atenção.
Outra métrica que eu fiquei de olho foi o número de mensagens diretas recebidas. Quando eu promovia promoções ou lançamentos em minhas postagens, logo sentia um aumento nas DM’s. Isso foi um indicativo direto de que o conteúdo estava levando as pessoas a quererem interagir com mais profundidade. E, claro, não esqueço das estatísticas do Stories. Ver quantas pessoas enviaram mensagens através dos Stories que tinham um “arraste pra cima” ou outro call to action foi uma revelação. Aí, consegui ter uma noção clara de qual tipo de conteúdo move as pessoas a agir.
Eu também testei usar stickers de enquete e perguntas nos Stories. E, olha, no meu caso, isso gerou um engajamento maior. Quando as pessoas sentem que têm voz, elas se sentem mais propensas a entrar em contato. Então, sempre que eu abria uma caixa de perguntas ou fazia uma enquete relacionada ao meu serviço, via um salto nas conversões para WhatsApp.
A frequência e o tempo de postagem também têm algum peso. Eu percebi que postagens em horários específicos, quando a maioria estava online, geravam mais conversões. Isso talvez seja muito pessoal, mas para mim, funcionou bem.
Ah, e os insights do Instagram Business são ótimos para isso. Eles não dão exatamente o número de conversões pro WhatsApp, mas as referências de origem, como “link na bio” ou “messenger”, ajudam a ter uma ideia melhor de onde vem o tráfego.
Resumindo, fique de olho nos cliques na bio, mensagens diretas, engajamento dos Stories e, talvez, o uso de stickers interativos. Essas foram as métricas que realmente me ajudaram a ver como meus posts estavam impactando as conversões pro WhatsApp. E não esqueça de testar. O que funcionou pra mim pode não ter o mesmo efeito pra você. Então, experimenta e vê o que se encaixa melhor no seu público.