Oi, pessoal! Estou com uma dúvida que tem me deixado um pouco frustrado.
Eu tenho feito tanto vídeo quanto imagem no meu perfil do Instagram e tô tentando entender o que realmente funciona melhor. O problema é que, com tanta informação por aí, fica difícil saber onde focar.
Quais métricas vocês acham que devo analisar para comparar o desempenho dos vídeos com o das imagens? Estou falando de engajamento, alcance, interações… Enfim, o que realmente importa pra saber se um formato é mais eficiente que o outro?
Se alguém já passou por isso e puder compartilhar sua experiência, seria super útil! Muito obrigado!
Oi! Eu também passei por essa mesma dúvida e, sinceramente, é um labirinto mesmo. No meu caso, decidi focar em algumas métricas principais que realmente me ajudaram a entender qual formato funcionava melhor pra mim.
-
Alcance: Essa foi a primeira métrica que analisei. Eu percebi que os vídeos, no geral, costumavam ter um alcance maior do que as imagens. Isso pode variar, mas se o seu vídeo está conseguindo atingir mais pessoas, já é um bom indício.
-
Engajamento: Aqui, é interessante observar não só as curtidas, mas os comentários e compartilhamentos. No meu perfil, percebi que vídeos geravam mais comentários, principalmente se eu incluía uma chamada para ação ou um conteúdo que provocasse a reflexão.
-
Tempo de visualização: Para vídeos, essa é uma métrica crucial. Notei que se a galera estava assistindo até o final, era sinal de que o conteúdo estava realmente ressoando. Se as pessoas saem antes do fim, talvez o conteúdo não esteja tão interessante.
-
Salvamentos: A quantidade de vezes que as pessoas salvam suas postagens (seja foto ou vídeo) é um ótimo indicador de valor percebido. No meu caso, vi que algumas imagens com dicas úteis estavam sendo salvas, o que significava que as pessoas queriam voltar àquilo.
-
Taxa de conversão: Essa é um pouco mais específica, mas eu sempre tentava colocar links ou chamadas para ação em meu conteúdo. Se eu pedia que a pessoa comentasse ou visitasse algum link e via um retorno na ação, isso contava bastante.
O que não funcionou pra mim foi ficar analisando métricas secundárias, como visualizações de perfil ou número de seguidores: isso não me dava uma boa noção do que as pessoas realmente queriam ver. Em vez disso, foquei nas interações diretas.
Por fim, é sempre um bom plano testar tudo! Tente um período focado em vídeos, depois um em imagens, e veja o que acontece. Cada perfil é único, então, o que funciona pra mim pode não funcionar igual pra você. Boa sorte!