Quais métricas devo analisar para atrair o público certo no Instagram?

Oi, pessoal!

Estou enfrentando um dilema aqui e gostaria de ouvir a opinião de vocês. Quais métricas vocês acham que são realmente importantes para atrair o público certo no Instagram? Sabe, eu já estou fazendo algumas postagens, mas sinto que não estou atingindo as pessoas que realmente se interessam pelo meu trabalho.

Eu vejo muita gente falando de curtidas e seguidores, mas será que isso é realmente o que importa? O que vocês têm usado como referência?

E quanto aos comentários e compartilhamentos? Eles têm um peso maior na hora de avaliar se estou indo na direção certa?

Além disso, estou curioso sobre o engajamento em geral. Como isso se relaciona com a atração do público?

Agradeço qualquer insight que vocês puderem compartilhar!

Oi! Entendo bem essa dúvida. Quando comecei a usar o Instagram para meu negócio, eu também estava focado nas métricas “tradicionais”, como curtidas e seguidores, mas acabei percebendo que tem muito mais coisa importante a ser analisada.

Aqui estão algumas métricas que eu considero essenciais para atrair o público certo:

1. Alcance e Impressões: Esses números mostram quantas pessoas estão vendo suas postagens. O alcance é o número de contas únicas que viram sua postagem, enquanto as impressões indicam quantas vezes ela foi exibida. Isso me ajudou a entender se eu estava realmente alcançando novas pessoas além dos meus seguidores.

2. Engajamento: Claro, curtidas são legais, mas o que conta mesmo são os comentários e os compartilhamentos. Esses mostram que as pessoas estão realmente se conectando com seu conteúdo. Eu notei que, em posts onde eu fazia perguntas ou pedia opiniões, o engajamento aumentava bastante.

3. Salvamentos: Essa métrica é bem poderosa. Quando uma pessoa salva o seu post, isso indica que o conteúdo é valioso para ela. Eu comecei a criar conteúdos que as pessoas quisessem voltar a ver e, com isso, meu alcance orgânico também cresceu.

4. Demografia do Público: Saber quem é o seu público – faixa etária, localização, gênero – é crucial. Eu ajustei meu conteúdo com base nisso, criando posts que ressoavam mais com a audiência que realmente importava.

5. Taxa de Crescimento dos Seguidores: Não é apenas o número de seguidores que conta, mas a taxa com que você os está ganhando (ou perdendo). Se você vê que está atraindo muitas pessoas em um curto espaço de tempo, pode ser que seu conteúdo esteja realmente alcançando o público certo.

6. Interações Diretas: Mensagens diretas e menções em stories também mostram que as pessoas querem se conectar. Quando comecei a interagir mais com a audiência e a responder mensagens, percebi que a lealdade dos seguidores aumentou.

No geral, o que funcionou para mim foi focar no engajamento real e na qualidade da interação, e não apenas na quantidade. Lembre-se de que, para atrair o público certo, você também precisa ser autêntico e trazer conteúdo que realmente reflita seu trabalho e suas paixões.

Espero que essas dicas ajudem você a direcionar seus esforços! Boa sorte e vamos em frente!