Quais métricas devo acompanhar para ver a evolução do meu conteúdo?
Estou começando no Instagram e… é tanta informação que fica difícil.
Quero entender o que realmente importa.
Será que é só o número de seguidores? O engajamento? Tipo, curtidas e comentários?
E o alcance? Isso também conta?
A gente fala muito em análise, mas eu tenho a impressão que às vezes é só um monte de números.
Como posso traduzir isso em algo que realmente ajude no crescimento do meu negócio?
Espero que alguém possa ajudar com isso.
Olá!
Entendo bem essa sua dúvida. Começar no Instagram pode ser uma montanha-russa de informações. Então, vamos simplificar.
Primeiro, é fácil se perder só olhando para o número de seguidores. É importante, mas não é tudo. O que realmente conta é a qualidade do engajamento. Curtidas e comentários são ótimos, mas olhe também as interações significativas. Por exemplo, as mensagens diretas: quando alguém te manda uma DM sobre algo que você postou, isso é um sinal de que está gerando conexão.
Agora, falando sobre alcance e impressões: são métricas que mostram quantas pessoas estão vendo seu conteúdo. O alcance é o número de usuários únicos que viram suas postagens, enquanto impressões é o número total de vezes que seu conteúdo foi exibido. Se seu alcance está aumentando, significa que seu conteúdo está sendo compartilhado ou descoberto por novas pessoas, o que é ótimo!
Outra métrica que não dá pra ignorar é o salvamento das suas postagens. Quando alguém salva, isso mostra que seu conteúdo é valioso e pode trazer resultados a longo prazo.
Mas não se esqueça do crescimento consistente. Em vez de focar em números brutos, observe a evolução ao longo do tempo. Se você está ganhando engajamento e seguidores de forma gradual, isso significa que você está no caminho certo.
Dicas práticas:
- Use as ferramentas de análise do Instagram, como o Instagram Insights, para acompanhar essas métricas.