Quais métricas devo acompanhar para evitar sinais negativos no algoritmo?

Estou começando a pensar sobre as métricas que realmente fazem a diferença no Instagram. Às vezes, a quantidade de coisas que podemos medir é tão grande que me pergunto: quais delas são realmente essenciais?

Eu sei que engajamento, impressões e alcance são algumas delas, mas será que existem outras que muitas vezes passam despercebidas? O que acontece, por exemplo, quando o engajamento está baixo? Como isso pode impactar meu conteúdo e, consequentemente, meu perfil?

Quando olho para o meu conteúdo, começo a me perguntar se estou realmente atingindo o público certo. E se esse público não está interagindo como eu esperava? Quais são os sinais que o algoritmo pode estar me dando, e como posso interpretá-los para evitar que meu perfil caia em uma espiral negativa?

Entendo que o algoritmo muda, mas existem métricas que permanecem relevantes, certo? O que vocês acham que devo acompanhar de verdade para garantir que estou no caminho certo, sem deixar escapar possíveis sinais de alerta?

Eu já passei por essa fase de tentar entender o que realmente importa nas métricas do Instagram. A verdade é que, no início, eu também ficava perdido entre tantas informações. Mas algumas métricas se destacaram pra mim.

Primeiro, definitivamente, o engajamento é essencial. Eu aprendi que não basta ter muitos seguidores; o que importa é quantas pessoas realmente interagem com o que você posta. Se você perceber que seu engajamento (curtidas, comentários, saves e compartilhamentos) está em baixa, é um sinal de que seu conteúdo pode não estar resonando com seu público. Isso aconteceu comigo uma vez, e eu tive que reavaliar o tipo de conteúdo que estava produzindo.

Além do engajamento, acompanho as impressões e o alcance. Impressões falam sobre quantas vezes seu conteúdo foi visto, enquanto alcance mostra quantas contas únicas o viram. Se as suas impressões estão subindo, mas o alcance está estagnado, talvez você esteja atingindo as mesmas pessoas repetidamente, o que pode ser um sinal de que precisa diversificar seu conteúdo ou melhorar seu nicho.

Uma métrica que muitas vezes é negligenciada, mas que eu aprendi a valorizar é a taxa de cliques no link da bio. Às vezes, a gente posta um conteúdo incrível, mas se ninguém está clicando no link que leva ao nosso site ou serviço, é um indicativo de que o CTA (chamada para ação) não está sendo claro ou atraente o suficiente.

Agora, quando o engajamento está baixo, eu costumo pensar em como reverter isso. Então, faço um “reset” mental e olho para o conteúdo de outros perfis que eu admiro. O que eles estão fazendo que está dando certo? Assim, consigo encontrar inspiração e entender a linguagem visual e temática que anda funcionando.

E sobre alcançar o público certo: eu sempre recomendo fazer enquetes e caixas de perguntas nos Stories. É uma forma prática de coletar feedback direto do seu público. Descobri que muitas vezes as pessoas têm interesses que eu nem imaginava. Isso me ajudou a refinar mais ainda o meu conteúdo.

O algoritmo pode mudar, mas a lógica por trás das métricas permanece. Acompanhar essas métricas regularmente, sem obsessão, é o que realmente fez diferença pra mim. Assim, consigo ajustar minha estratégia e evitar uma espiral negativa. É um processo, mas com o tempo você começa a entender melhor o que funciona ou não pra você e seu público. Espero que essas dicas ajudem!