Eu já passei por essa fase de tentar entender o que realmente importa nas métricas do Instagram. A verdade é que, no início, eu também ficava perdido entre tantas informações. Mas algumas métricas se destacaram pra mim.
Primeiro, definitivamente, o engajamento é essencial. Eu aprendi que não basta ter muitos seguidores; o que importa é quantas pessoas realmente interagem com o que você posta. Se você perceber que seu engajamento (curtidas, comentários, saves e compartilhamentos) está em baixa, é um sinal de que seu conteúdo pode não estar resonando com seu público. Isso aconteceu comigo uma vez, e eu tive que reavaliar o tipo de conteúdo que estava produzindo.
Além do engajamento, acompanho as impressões e o alcance. Impressões falam sobre quantas vezes seu conteúdo foi visto, enquanto alcance mostra quantas contas únicas o viram. Se as suas impressões estão subindo, mas o alcance está estagnado, talvez você esteja atingindo as mesmas pessoas repetidamente, o que pode ser um sinal de que precisa diversificar seu conteúdo ou melhorar seu nicho.
Uma métrica que muitas vezes é negligenciada, mas que eu aprendi a valorizar é a taxa de cliques no link da bio. Às vezes, a gente posta um conteúdo incrível, mas se ninguém está clicando no link que leva ao nosso site ou serviço, é um indicativo de que o CTA (chamada para ação) não está sendo claro ou atraente o suficiente.
Agora, quando o engajamento está baixo, eu costumo pensar em como reverter isso. Então, faço um “reset” mental e olho para o conteúdo de outros perfis que eu admiro. O que eles estão fazendo que está dando certo? Assim, consigo encontrar inspiração e entender a linguagem visual e temática que anda funcionando.
E sobre alcançar o público certo: eu sempre recomendo fazer enquetes e caixas de perguntas nos Stories. É uma forma prática de coletar feedback direto do seu público. Descobri que muitas vezes as pessoas têm interesses que eu nem imaginava. Isso me ajudou a refinar mais ainda o meu conteúdo.
O algoritmo pode mudar, mas a lógica por trás das métricas permanece. Acompanhar essas métricas regularmente, sem obsessão, é o que realmente fez diferença pra mim. Assim, consigo ajustar minha estratégia e evitar uma espiral negativa. É um processo, mas com o tempo você começa a entender melhor o que funciona ou não pra você e seu público. Espero que essas dicas ajudem!