Quais métricas devo acompanhar para evitar sinais negativos no algoritmo?

Estou começando a pensar sobre as métricas que realmente fazem a diferença no Instagram. Às vezes, a quantidade de coisas que podemos medir é tão grande que me pergunto: quais delas são realmente essenciais?

Eu sei que engajamento, impressões e alcance são algumas delas, mas será que existem outras que muitas vezes passam despercebidas? O que acontece, por exemplo, quando o engajamento está baixo? Como isso pode impactar meu conteúdo e, consequentemente, meu perfil?

Quando olho para o meu conteúdo, começo a me perguntar se estou realmente atingindo o público certo. E se esse público não está interagindo como eu esperava? Quais são os sinais que o algoritmo pode estar me dando, e como posso interpretá-los para evitar que meu perfil caia em uma espiral negativa?

Entendo que o algoritmo muda, mas existem métricas que permanecem relevantes, certo? O que vocês acham que devo acompanhar de verdade para garantir que estou no caminho certo, sem deixar escapar possíveis sinais de alerta?

Eu já passei por essa fase de tentar entender o que realmente importa nas métricas do Instagram. A verdade é que, no início, eu também ficava perdido entre tantas informações. Mas algumas métricas se destacaram pra mim.

Primeiro, definitivamente, o engajamento é essencial. Eu aprendi que não basta ter muitos seguidores; o que importa é quantas pessoas realmente interagem com o que você posta. Se você perceber que seu engajamento (curtidas, comentários, saves e compartilhamentos) está em baixa, é um sinal de que seu conteúdo pode não estar resonando com seu público. Isso aconteceu comigo uma vez, e eu tive que reavaliar o tipo de conteúdo que estava produzindo.