Oi, pessoal!
Estou começando meu perfil no Instagram e gostaria de saber quais métricas são essenciais de acompanhar, especialmente sendo um perfil pequeno e iniciante.
Já ouvi sobre curtidas e comentários, mas será que tem algo mais que eu deveria prestar atenção?
Eu meio que me sinto perdido nesse mar de números e não quero ficar só olhando para o contador de seguidores.
Agradeço pela ajuda!
Oi! Eu também passei por essa fase no início. É bem confuso mesmo, tem tanta coisa pra olhar. No meu caso, eu comecei a focar em algumas métricas que realmente fazem diferença.
Primeiro, eu olhei para o engajamento, que inclui curtidas, comentários e compartilhamentos. Assim, consegui entender quais postagens resonavam mais com o público. Depois, comecei a me atentar às visualizações e saves. Quando alguém salva o seu conteúdo, é um sinal de que aquilo teve um impacto.
Ah, e as impressões e o alcance são bem legais também. Eles mostram quantas vezes as pessoas viram suas postagens e quantas contas diferentes foram alcançadas. Não dava pra ignorar isso, porque quanto maior o alcance, mais chances de gerar engajamento depois.
No entanto, não fique fixado em só número de seguidores. Minha experiência me mostrou que isso pode ser uma armadilha. Ver seguidores subindo e descendo não conta toda a história. Às vezes, ter menos seguidores, mas mais engajamento é bem mais valioso.
Outra métrica que não olhei no começo foi as interações nas histórias. O número de respostas e enquetes, por exemplo, pode te ajudar a entender o que seu público curte. Fiz algumas enquetes e foi surpreendente ver como as pessoas interagiam.
Enfim, mantenha o foco no engajamento e na qualidade dos seus posts. O crescimento vai acontecer naturalmente com o tempo se você se dedicar a isso. Ah, e não fique tão preocupado em ser perfeito, teste, erre, e aprenda. É um processo!