Quais métricas analisar nos primeiros posts para avaliar desempenho?

Oi, pessoal!

Estou começando meu perfil no Instagram e quero aproveitar ao máximo desde o início. Já fiz algumas postagens, mas não sei bem como medir o que está funcionando e o que não está.

Quais métricas vocês costumam analisar nos primeiros posts para avaliar o desempenho? É likes, comentários, compartilhamentos? Ou seria mais interessante ver o alcance e as impressões?

Estou tentando entender o que realmente importa, principalmente nesse começo.

Se puderem dar dicas de como acompanhar isso e o que valorizar, seria ótimo!

Obrigado!

Oi! Eu passei por isso também e sei como é confuso no começo. Quando comecei meu perfil no Instagram, fui direto nos likes, porque parecia ser o mais óbvio, né? Mas, depois de um tempo, percebi que isso não contava a história toda.

Primeiro, eu dei uma olhada no alcance e nas impressões. Eles são importantes, porque mostram quantas pessoas realmente viram meu conteúdo. Se o alcance tá alto, mas os likes são baixos, é um sinal de que a pessoa talvez não se sentiu conectada. Também/usei o número de comentários como uma métrica, porque se as pessoas estão comentando, isso indica que estão engajadas.

Compartilhamentos e salvamentos são valiosos também. Eles mostram que o que você fez teve um impacto. Eu me surpreendi ao descobrir que algumas postagens que não tinham tantos likes, mas altos compartilhamentos sempre traziam mais seguidores. E isso é o que realmente importa em longo prazo.

No começo, eu ia anotando tudo manualmente, como um pequeno diário. Depois de um mês, olhei para as métricas e tentei entender padrões. Postagens mais pessoais geravam mais comentários, enquanto dicas e conteúdos informativos tinham mais compartilhamentos. Outra coisa que eu fiz foi testar horários diferentes de postagem. Isso ajudou a ver quando meu público estava mais ativo.

O Instagram também oferece insights que podem te ajudar, mas só vale a pena se você tiver uma conta comercial. O que eu aprendi é que é um processo. Você tem que experimentar e ir ajustando conforme avança. Não se esqueça de olhar para a qualidade das interações, não só para os números frios. Às vezes, um número menor, mas com um engajamento mais profundo, vale mais.

Espero que isso ajude! Boa sorte com seu perfil!