Quais métricas analisar nos primeiros posts para avaliar desempenho?

Oi, pessoal!

Estou começando meu perfil no Instagram e quero aproveitar ao máximo desde o início. Já fiz algumas postagens, mas não sei bem como medir o que está funcionando e o que não está.

Quais métricas vocês costumam analisar nos primeiros posts para avaliar o desempenho? É likes, comentários, compartilhamentos? Ou seria mais interessante ver o alcance e as impressões?

Estou tentando entender o que realmente importa, principalmente nesse começo.

Se puderem dar dicas de como acompanhar isso e o que valorizar, seria ótimo!

Obrigado!

Oi! Eu passei por isso também e sei como é confuso no começo. Quando comecei meu perfil no Instagram, fui direto nos likes, porque parecia ser o mais óbvio, né? Mas, depois de um tempo, percebi que isso não contava a história toda.

Primeiro, eu dei uma olhada no alcance e nas impressões. Eles são importantes, porque mostram quantas pessoas realmente viram meu conteúdo. Se o alcance tá alto, mas os likes são baixos, é um sinal de que a pessoa talvez não se sentiu conectada. Também/usei o número de comentários como uma métrica, porque se as pessoas estão comentando, isso indica que estão engajadas.

Compartilhamentos e salvamentos são valiosos também. Eles mostram que o que você fez teve um impacto. Eu me surpreendi ao descobrir que algumas postagens que não tinham tantos likes, mas altos compartilhamentos sempre traziam mais seguidores. E isso é o que realmente importa em longo prazo.

No começo, eu ia anotando tudo manualmente, como um pequeno diário. Depois de um mês, olhei para as métricas e tentei entender padrões. Postagens mais pessoais geravam mais comentários, enquanto dicas e conteúdos informativos tinham mais compartilhamentos. Outra coisa que eu fiz foi testar horários diferentes de postagem. Isso ajudou a ver quando meu público estava mais ativo.