Oi! Então, essa questão de métricas é bem interessante e, honestamente, pode parecer um pouco confusa no início. No meu caso, quando comecei a monitorar meu alcance, eu olhava basicamente para algumas métricas chave.
Primeiro, eu diria que impressões é uma das principais. Elas mostram quantas vezes suas postagens foram exibidas, e isso pode dar uma ideia do quanto seu conteúdo está sendo visto.
Além disso, eu comecei a prestar atenção nas visualizações de perfil. Quando as pessoas visitam seu perfil depois de ver seu conteúdo, isso é um bom sinal de que você está atraindo a atenção delas. Tentei postar em horários diferentes e percebi que isso pode afetar as visualizações, então ajustar a estratégia de horário fez diferença na minha experiência.
Outra métrica que eu considerava muito é a interação, que inclui comentários, compartilhamentos e salvamentos. Esses números e o tipo de interação ajudam a entender não só se o alcance está aumentando, mas também se o conteúdo realmente ressoa com as pessoas. Lembro de uma postagem que tive muitos comentários, e isso chamou a atenção do algoritmo, trazendo ainda mais visibilidade.
E o que não funcionou? Eu costumava me fixar demais nos seguidores. É fácil entrar na armadilha de querer que os números subam rapidamente, mas percebi que não era um reflexo fiel do engajamento real. Seguidores podem entrar e sair, mas a interação e o engajamento ativo são muito mais valiosos, sabe?
Ah, outra coisa que testei foi o stories. Às vezes, o alcance deles pode ser um pouco enganador, mas, quando comecei a ver mais pessoas marcarem meus stories, isso me deu uma sensação de que estava alcançando mais. Conectar-se com a audiência através de enquetes e perguntas também pode ajudar a aumentar essa interação.
Resumindo, mantenha um olhar atento nas impressões, visualizações de perfil e interações. E às vezes, o que funciona é um processo, uma experimentação constante. Espero que isso ajude e, claro, continue explorando!