No meu caso, a questão dos horários no Instagram realmente é um quebra-cabeça. Eu comecei a prestar atenção a isso há alguns meses, tentando entender quando o meu público estava mais ativo. Olhando para os dados, parece que há uma variação, mas algumas tendências se destacaram.
Primeiramente, eu percebi que os finais de tarde durante os dias de semana têm sido um bom momento. Entre umas 17h e 19h, muitas pessoas estão saindo do trabalho ou já estão no transporte a caminho de casa, então costumam conferir as redes sociais. A interação nesse período tem sido maior, e notei que os vídeos que publiquei neste horário geralmente têm uma retenção melhor.
Por outro lado, eu cometi o erro de postar durante a manhã, especialmente bem cedo, sem dar muita atenção ao que eu sabia sobre o comportamento do meu público. Os resultados foram decepcionantes. Menos visualizações, menos interações. Então, se eu tivesse uma dica, seria testar esses horários e não subestimar o impacto do que parece ser uma “simples” escolha temporal.
Em relação aos dias, eu notei que terças e quintas são frequentemente mais favoráveis. Não sei se é uma regra geral, mas a terceira e a quinta-feira têm um movimento bem legal. Os domingos também são um mistério; às vezes, encerro a semana postando algo mais descontraído ou divertido e, curiosamente, isso atrai muitas visualizações.
Sempre que posso, eu uso ferramentas de análise do Instagram para ver quando os meus seguidores estão online. Isso foi fundamental para ajustar a estratégia. É fascinante como a análise constante pode iluminar caminhos.
Ainda assim, eu diria que nada é definitivo. São tendências que funcionam para mim e, dependendo do público que você tem, os horários podem variar. Então, a chave parece ser a experimentação contínua e a observação. E, novamente, paciência — resultados não vêm da noite para o dia. É um processo.