Eu já passei por isso muitas vezes. No começo, postava sempre de manhã, achando que todo mundo checa o Instagram logo ao acordar. Mas, surpreendentemente, as interações eram bem baixas. Aí, um dia, percebi que simplesmente não era assim que funcionava pra mim.
Comecei a testar horários diferentes e notei que postar entre 15h e 17h tinha um resultado melhor. Mas, ainda assim, algumas postagens não rendiam. A frustração era real. Outras vezes, tentei horários tardios, como 21h, e vi que as coisas não mudaram muito. O que acho interessante é que isso pode variar tendo em vista o nicho ou a localização do seu público.
O que não funcionou pra mim foi ficar preso em padrões. Olhava sempre o que “diziam” ser o ideal e, na maioria das vezes, não batia com a realidade do meu público. Então, um dos meus conselhos é: faça testes. Poste em horários improváveis. Às vezes, aquelas postagens que você faz num horário que não é convencional acabam pegando mais engajamento.
Além disso, já teve um período em que eu insistia em postar no fim de semana. Pois bem, uma vez postei um domingo à tarde, e a interação foi quase zero. Frustrante. Mas aí, entendi que meu público não estava ali, simplesmente.
Por isso, a melhor coisa que eu faço atualmente é olhar para as métricas. Eu uso as ferramentas de análise do Instagram para ver quando as pessoas estão realmente ativas e ajustar minhas postagens assim. Isso ajuda pra caramba. Mas, mesmo assim, não tem garantia. Se não funcionar, aí é ir para a próxima estratégia.
Enfim, é tudo meio teste e erro. No meu caso, o importante foi me desapegar da ideia de horários ideais que todo mundo fala e entender o meu público. Você já tentou algo assim?