Mano, eu sei bem como é essa pressão de criar conteúdo novo. Eu passei por um bloqueio criativo bem chato uns meses atrás. O que funcionou pra mim foi explorar diferentes formatos de postagem. Vou te contar como fiz e o que deu certo ou não.
Primeiro, eu comecei a usar os Reels. Eles têm essa vibe dinâmica e rápida. Fui atrás de trends que estavam em alta, mas sempre tentando colocar meu toque pessoal. No começo, algumas tentativas foram um desastre. Ou bati a câmera tremendo ou o áudio não ficou legal. Mas teve um Reels que fiz com dicas rápidas sobre meu serviço e ele bombou. O que aprendi? Se for fazer Reels, usa humor ou curiosidade. Isso capta atenção.
Outra coisa que me ajudou foi diversificar os Stories. Ao invés de só mostrar meus produtos, eu fiz uma série de “behind the scenes”. Mostrei um pouco da minha rotina, erros que cometi, e até me gravei falando sobre dificuldades. As pessoas adoram ver o lado real e humano. Parece que isso conecta mais.
Ah, e eu também testei fazer enquetes e perguntas. Isso gera interação, e ajuda a quebrar o gelo. Teve um dia que perguntei a opinião da galera sobre cores de produtos e a interação foi bem alta. É muito mais fácil se inspirar quando você tá dialogando com seu público.
O que não funcionou? Tentei algumas vezes fazer posts muito elaborados. Coloquei texto demais, com muitos detalhes, pensando que a informação era super importante. Na hora, percebi que a galera não interagia. O visual tem que estar limpo e a mensagem, clara. Às vezes, menos é mais.
Uma tendência que eu percebo é a utilização de vídeos curtos. Todo mundo tá consumindo esse tipo de conteúdo. Se você conseguir passar uma mensagem ou ensino em 30 segundos, tá no caminho certo. E os carrosséis? Também são ótimos! Você pode contar uma história em várias imagens. Isso gera curiosidade pra deslizarem.
Enfim, experimenta. O conteúdo que faz mais sucesso é aquele que vem de você. Mistura formatos, explora novas ideias, e não se cobra tanto. O bloqueio aparece, mas faz parte do processo. Ah, e sempre dá pra ir se adaptando. Boa sorte!